Rio em Foco aborda potencial do estado para produção de hidrogênio verde, considerado combustível do futuro

O hidrogênio verde é uma das apostas para um futuro neutro e sem carbono e o Brasil vem reunindo esforços para entrar de vez no mapa global dessa tecnologia, como é o caso do estado do Rio de Janeiro que conta com um projeto-piloto de desenvolvimento dessa indústria, visando à vanguarda da sustentabilidade do país. No Rio em Foco desta segunda-feira (08/08), o desenvolvedor de negócios sustentáveis do Porto do Açu, Felipe Segantine, detalha as oportunidades e os desafios desse setor.

“O fato do Rio de Janeiro apresentar um grande potencial para participar da indústria eólica offshore, considerada umas das principais matérias-primas para a geração de hidrogênio verde, faz com que o Porto do Açu acredite nesse desenvolvimento industrial”, explica Segantine, que enfatiza a capacidade do Porto de operar os maiores navios do mundo capazes de exportar a produção de hidrogênio verde e conectar o Rio de Janeiro aos principais mercados consumidores.

Entre os desafios do setor, Segantine destaca o preço, a falta de regulamentação e a capacitação para trabalhar nesse mercado.

“A construção de um decreto facilitaria os investimentos no setor, influenciando positivamente. Acreditamos que não irá fugir muito do modelo já existente para o mercado de óleo e gás do qual já temos experiência”, observa.

Projeto-piloto

O Porto do Açu e a Shell Brasil assinaram em maio de 2022 um memorando de intenções para desenvolver um projeto de produção de hidrogênio verde nas instalações do Porto, em São João da Barra, no Norte Fluminense. Segundo Segantini, a iniciativa irá funcionar como um laboratório de pesquisa e aprendizado, que realizará testes de descarbonização, além de impulsionar essa indústria.

Já os recursos para a construção da unidade serão provenientes da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que determina a aplicação obrigatória de um percentual da receita bruta da produção em projetos que estimulem a pesquisa e a adoção de novas tecnologias no setor de energia. A Shell Brasil deverá investir entre US$60 milhões e US$ 120 milhões em 2022.

O Rio em Foco é exibido às segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (13/08), às 17h, e domingo (14/08), às 20h. A partir de terça-feira (09/08) o programa fica disponível no canal do YouTube do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio e no podcast Quero Discutir o Meu Estado, disponível nas principais plataformas de streaming.