INPI confirma qualidade e características únicas da laranja da região de Tanguá

O Rio de Janeiro tornou-se o primeiro estado do país a ter a qualidade das suas laranjas reconhecidas. A fruta, produzida na Região de Tanguá (municípios de Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Araruama), acaba de receber a Indicação Geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), uma espécie de selo, comprovando que a origem do produto lhe confere características únicas.

O reconhecimento contempla as laranjas dos tipos seleta, natal folha murcha e natal comum e vem acompanhado de um documento que ressalta a qualidade da fruta, evidenciando características físicas e sensoriais, como maior doçura e suculência. Tanguá recentemente recebeu o título de Capital Estadual da Laranja e com a Indicação Geográfica ganha mais visibilidade podendo alcançar novos mercados, promovendo o crescimento econômico e fortalecimento da região produtora e dessa cadeia produtiva.

Em 2020, o Fórum da Alerj fez um programa Rio e Foco dedicado à qualidade das laranjas de Tanguá abordando também o processo de registro da Indicação Geográfica. Assista na íntegra clicando aqui 

O programa também está disponível na versão podcast nas principais plataformas


Indicação Geográfica
A Indicação Geográfica é como se chama a identificação de um produto ou serviço originário de um local, região ou país, quando suas características são vinculadas essencialmente à sua origem geográfica. Ou seja, apenas a laranja de Tanguá́ tem suas propriedades porque sua elaboração é influenciada por características ambientais e culturais da região. O reconhecimento de IG preserva as tradições locais e valoriza a excelência e o sabor único da fruta.