Inovação é destaque no Fórum no primeiro semestre de 2022

A inovação esteve no centro das ações nesse primeiro semestre de trabalho do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico. Após a Alerj ter sido pioneira ao instituir o Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel (Lei 9.151/20), a diretoria da Casa reuniu gestores municipais para entender os avanços e pensar soluções de implementação do 5G nas cidades a partir da utilização dos recursos do Fundo Soberano. No encontro foi destacado o protagonismo do estado que mais atualizou leis municipais para a implementação da tecnologia 5G, tanto em números absolutos quanto percentuais.

Além dessa ação, o Rio também manteve a posição de pioneirismo ao se tornar o primeiro estado a instituir o Plano Estadual de Fertilizantes e Biofertilizantes, a partir da aprovação da Lei 9.716/22. Além de prever uma política especial tributária para o setor, a Casa se colocou a disposição para ajudar com recursos próprios a formação do Centro Nacional de Inovação em Fertilizantes, reiterando a vocação do estado para a geração de inovação num setor estratégico para o País.

Outro destaque desse primeiro semestre foi a aprovação do projeto de lei 278/2019 que criou o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. A necessidade de o estado possuir uma lei de inovação renovando seus mecanismos e adequando o nosso sistema aos avanços do federal vem sendo reiterada há anos pelo Fórum, que contribuiu com a mobilização dos atores e a participação nos debates da Comissão de Ciência e Tecnologia da Casa.

A construção do plano estadual teve início nas discussões do Fórum, assim como a chegada da tecnologia 5G, que vem sendo debatida desde 2020.

"Esses destaques ajudam a dar a dimensão das ações possíveis a partir da articulação das instituições que compõem o Fórum e o Legislativo, trazendo para a agenda estratégica de desenvolvimento do estado o que precisa estar no radar dos tomadores de decisão", ressalta a secretária-geral do Fórum, Geiza Rocha.

Ela ressalta, ainda, a adesão de cinco novas entidades. Com o ingresso do Instituto de Ciência, Tecnologia e de Inovação Sustentável Global (ITC), do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ), do Conselho Regional de Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ), da Condetur Costa do Sol e da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (CAERJ), o Fórum passa a contar com 69 instituições participantes que encaminham seus membros para compor grupos de trabalho temáticos e contribuir nos debates.

Durante esse período, foram realizados 11 eventos e 35 reuniões de Câmaras Setoriais e Grupos de Trabalho. Juntos, eles reuniram mais de mil participantes. Outros destaques foram a discussão sobre a diversificação da matriz energética e as oportunidades da energia eólica offshore no estado, com um potencial de atração de investimentos de US$85 bilhões, segundo o governo do estado. A recuperação da cadeia pesqueira fluminense também foi debatida em reuniões, assim como a atualização da Lei Estadual da Micro e Pequena Empresa.

O turismo também teve destaque na agenda desse primeiro semestre. Em parceria com o Departamento de Geografia da UERJ, o Fórum promoveu, ainda, o 1º Seminário Estadual de Paisagens Rurais do Estado do Rio de Janeiro e seu impacto no desenvolvimento do Turismo. Foram três dias de evento com o objetivo de dar visibilidade à área rural e suas atividades, em que foi debatido o estímulo à vocação turística local para se tornar uma importante alternativa de desenvolvimento sustentável. Durante o seminário também foi lançado o Atlas do Atlas do Turismo Rural do Rio de Janeiro.  Clique aqui para assistir ao evento na íntegra. 

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, em junho, o Fórum realizou o painel "Turismo Sustentável e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável". Para os especialistas, o turismo aliado à conservação da natureza apresenta um grande potencial socioeconômico, gerando emprego e renda, além de contribuir para a conscientização ambiental e valorização da cultura local. Durante essa semana, o Fórum também participou do lançamento da publicação "Baías do Estado do Rio de Janeiro e o Oceano". O documento é resultado de reuniões e debates de um dos grupos de trabalho criados para a formulação de propostas da Conferência Rio 2030, no Museu do Amanhã, fruto de um trabalho do Fórum da Alerj. A Rio 2030 é uma plataforma criada pelo Governo do Estado plataforma que mobiliza e engaja setor público e privado, academia, além da sociedade civil na elaboração e implementação de soluções referentes aos desafios da Agenda 2030.

As rodas de conversa com mulheres empreendedoras de 2022 marcaram a nova fase do projeto que teve início durante a pandemia. Esse ano, além de apresentar as mulheres que lideram os negócios de impacto no estado, o bate-papo passou a abordar também o papel das entidades apoiadoras no desenvolvimento desses empreendimentos. O novo formato, chamado “Mulheres que Impactam”, pode ser conferido na íntegra no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico no Youtube e também em formato podcast nas principais plataformas de streaming. 

Ainda no primeiro semestre deste ano o programa Rio em Foco, produzido pelo Fórum e transmitido pela TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET), veiculou 22 programas inéditos e trouxe entrevistados para falar sobre metaverso, ESG na administração pública, turismo rural e a Conferência Rio 2030. Os programas estão disponíveis também no canal do Fórum no Youtube e no podcast Quero Discutir o Meu Estado


Rio em Foco Metaverso 

Rio em Foco ESG na administração pública 

Rio em Foco Conferência Rio 2030