Nova edição do Cadernos de Desenvolvimento Fluminense traz agenda para crescimento socioeconômico do RJ

A Fundação Ceperj, em parceria com a UERJ, acaba de lançar mais uma edição do Cadernos de Desenvolvimento Fluminense. A publicação aborda a construção de uma agenda de desenvolvimento a partir da proposição de diálogos e menciona, já no editorial, o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico como um espaço de reflexão para aprofundar essas questões, reunindo pesquisadores, sociedade civil e as esferas de governo para debater indicações de caminhos para o crescimento econômico e social do estado.

A revista tem como intuito explorar os rumos do desenvolvimento do Rio de Janeiro examinando as relações multidimensionais e multiescalares da sociedade fluminense com seu território para compreender suas causas e desdobramentos. Nesta edição, a publicação destaca o papel do estado como agente do planejamento e da estruturação das políticas públicas, pensando a gestão para além dos governos e atuando sobre os gargalos que travam a economia sem esquecer da promoção do desenvolvimento regional. Também são citadas as oportunidades para a indústria por meio do Complexo de Saúde, da economia do mar, além do desenvolvimento da cadeia de petróleo e gás.

A publicação pode ser acessada nesse link : https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cdf/article/view/69036/42717