Energia eólica offshore e diversificação da matriz energética continuarão em debate no 2º semestre

No segundo semestre, a Câmara Setorial de Energia irá continuar o debate sobre a matriz energética e as oportunidades que a geração de energia eólica offshore pode trazer para o Rio de Janeiro. O tema foi definido nesta quinta (23/06) durante o encontro do grupo, que pode ser conferido na íntegra no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico no YouTube.

Segundo especialistas, a diversificação da matriz energética e o potencial do estado para atração desses negócios é estratégico para o desenvolvimento do Rio de Janeiro.

“Se houver investimento suficiente nas energias eólicas e solares, complementado pelas hidrelétricas, teremos energia em abundância no país, sem a necessidade de se investir mais em térmicas, que são poluentes”, observou Rubin Diehl, representante do Clube de Engenharia.

De acordo com o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Secretaria de Estado da Casa Civil, Luciano Bueno, no mapeamento de oportunidades de investimento do estado para esse ano ainda não há nenhum projeto que contemple o assunto.

“Temos mais de 500 projetos mapeados até o momento, mas nenhum que trate sobre gás, hidrogênio ou eólicas”, afirmou.

O próximo encontro da Câmara de Energia será realizado no dia 11de agosto, às 14h.