Roda de Conversa aborda impacto da aceleração em negócios sociais voltados para produtos naturais

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico reuniu nesta quinta (30/06) duas empreendedoras de impacto que abordaram o papel das instituições dinamizadoras no desenvolvimento dos seus negócios. Os dois empreendimentos apresentados na 4ª edição do projeto “Mulheres de Impacto” têm em comum o fato de comercializarem produtos naturais artesanais, sejam alimentícios ou terapêuticos, e foram alavancados pela aceleração e criação de redes. O bate-papo pode ser conferido na íntegra no canal do Fórum no Youtube.

“Minha mãe sempre teve uma sabedoria sobre ervas e cuidou da gente com banhos e chás, mas isso ficou esquecido. Até que fiz esse resgate dos cosméticos artesanais e naturais, chegando em como as plantas podem nos ajudar no dia a dia. Eu me transformei nesse caminho e entendi a força em ser mulher, da escuta e do acolhimento como fatores importantes na nossa sociedade e que estão esquecidos”, detalhou Viviane Pereira, à frente da Ervas e Afins (@ervaseafins), um pequeno empreendimento de aromaterapia e saberes tradicionais relacionados ao uso terapêutico das plantas, feitos com matéria-prima vegetal e de maneira artesanal.

Foi na Asplande, que tem como missão instrumentalizar o planejamento, implementação e monitoramento de empreendimentos comunitários e cooperativos, que Viviane despertou para a necessidade de investir não só no conhecimento das plantas, como também na gestão do negócio.

“Eu cheguei na Asplande há quase dois meses e já estou implementando muita coisa que eu aprendi. Não temos essa educação empreendedora básica e muitos desistem de empreender no meio do caminho por isso. Ficamos imersos nas coisas do dia a dia e muitas vezes não enxergamos as oportunidades. Entendi que as redes estão aí para nos ajudar, que tem muita gente que já passou por esse percurso para ajudar”, destacou.

Também acelerado pela Asplande, o Fit.Coma (@fit.coma), é um negócio de marmitas e lanches saudáveis desenvolvido pela chef Monique Ximenes, que aproveitou a pandemia para investir em conhecimento e capacitações para fazer crescer o seu empreendimento.

“Tive a oportunidade de aprender tudo o que envolve ser uma empreendedora nos cursos on-line. Ao conhecer o seu negócio a fundo é possível atuar melhor”, afirmou Monique que tem como sonho ter uma cozinha industrial para continuar fornecendo uma comida saudável e já pensa em novos caminhos para o seu empreendimento com a oferta de cursos para quem deseja aprender a cozinhar pratos saudáveis.

“As amigas começaram a pedir para que eu ensinasse os pratos e já tenho uma aluna, porque meu espaço é pequeno, mas já vislumbro novas oportunidades para o futuro dando aulas de culinária”, concluiu.

A Roda de Conversa "Mulheres que Impactam” faz parte da agenda do movimento Rio de Impacto e foi proposta pela Asplande, que coordena a incubadora de negócios sociais Impacta Mulher, junto com a Rede Cooperativa de Mulheres Empreendedoras e agora também conta com o apoio do Movimento Viva Água.