Câmara de Agronegócios planeja painel sobre a vocação do norte fluminense para a produção de grãos

Pesquisa realizada no ano passado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelou que o noroeste fluminense tem potencial superior à média nacional para a produção de soja e milho. Pensando em colaborar para estabelecer a vocação agrícola da região, a Câmara Setorial de Agronegócios planeja para o mês de agosto um painel sobre as oportunidades e desafios que a dinamização desta cadeia produtiva oferece para o estado do Rio, num evento que reunirá especialistas, produtores rurais e representantes do poder público. O evento foi sugerido na reunião do grupo desta quinta-feira (23/06), que pode ser assistida clicando aqui.

“A ideia do painel é mostrar desde o estudo que foi feito pela Embrapa até o atual estágio da produção de grãos no noroeste fluminense, os investimentos que estão acontecendo e as possibilidades de fortalecer o encadeamento produtivo entre as regiões do estado", explica a secretária-geral do Fórum da Alerj, Geiza Rocha.

Pesquisador da Embrapa Agrobiologia, Jerri Zilli destaca que a realização do evento será importante para mobilizar a sociedade civil sobre grandes oportunidades de desenvolvimento de diferentes culturas agrícolas que encontrariam mercado consumidor em regiões muito próximas à produção. “O estado do Rio importa cerca de 90% dos alimentos que consome, por outro lado, temos uma grande extensão de áreas agricultáveis com baixa produtividade. É uma grande oportunidade de fomentar a produção e, ao mesmo tempo, recuperar ambientalmente estas áreas. O pensar coletivo é extremamente importante para não pulverizarmos os recursos”, avalia Zilli.

Professora da Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), Helena Hokamura ressalta que é importante dar visibilidade ao tema para que ele deixe de ser tratado apenas localmente e ganhe uma visão estratégica. “Os governos municipais desta região ainda atuam de forma muito desarticulada, por isso é importante trazer essa visibilidade”, relata a professora.

Marcos Vasconcellos, coordenador de Agronegócio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Rio), destaca que o agronegócio é um segmento fundamental para a diversificação da cadeia produtiva do estado. “O Rio é muito influenciado pela indústria do setor de óleo e gás, por isso a gente acaba não colocando a energia necessária em outros segmentos que podem contribuir muito para a geração de emprego e renda”, analisa.