Dia Mundial dos Oceanos marca lançamento da publicação “Baías do Estado do Rio de Janeiro e o Oceano”

No Dia Mundial dos Oceanos, comemorado no dia 08 de junho, a secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico, Geiza Rocha, participou do lançamento da publicação "Baías do Estado do Rio de Janeiro e o Oceano", no AquaRio. O documento é resultado de reuniões e debates de um dos grupos de trabalho criados para a formulação de propostas da Conferência Rio 2030, que acontecerá de 14 a 17 de julho, no Museu do Amanhã, fruto de um trabalho do Fórum da Alerj.

Em agosto de 2021 foi publicada a criação da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável – ADS para a organização da Rio 2030, que de forma institucional abriu diálogo com o Fórum da Alerj com intuito de enriquecer o tema da Rio 2030 e incluir a sociedade civil no processo de construção da plataforma e da conferência. Desse trabalho, surgiram os três grupos de trabalho: Conferência Temática, Mobilização, e Baías do Estado do Rio de Janeiro e o Oceano.

“No início a gente pensou que o mais difícil seria reunir as pessoas, mas ao longo das reuniões, as diferentes visões e opiniões fizeram o trabalho crescer que alimentaram uma reflexão conjunta construída pela sociedade civil organizada”, disse Geiza.

O GT Baías do Estado do Rio de Janeiro e o Oceano surgiu a partir do conceito do Programa Baía Reinventada do PEDUI (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado). A partir deste ponto, coincidindo com a escolha da Baía de Guanabara como Palco da Rio 2030 por conta do projeto de retomada da balneabilidade com a implantação do Cinturão de Tempo Seco, o GT adequou sua proposta de conteúdo e expandiu seu olhar às outras baías do estado e incorporou a Década do Oceano, definida pela Organização das Nações Unidas.

“Confeccionamos um texto colaborativo, feito a muitas mãos, em que buscamos categorizar os assuntos mais interessantes para a reflexão da sociedade, chamando a atenção para a Década do Oceano. Quisemos destacar a importância da cultura oceânica para que essas discussões sejam aprofundadas e não fiquem apenas no papel”, afirmou o químico da UFF, Daniel Tremmel, que fez parte do GT.

Segundo Amanda Ítala, do Instituto Rio Metrópoles e que coordenou o GT, a publicação lançada deu voz à sociedade sobre o tema Baía e Oceanos da Rio 2030 e a intenção é que ele seja um documento propositivo.

“Transformamos o diálogo em um guia de temas importantes com o objetivo de mostrar a Baía de Guanabara, de Sepetiba e de Ilha Grande para o mundo e esse processo só foi possível porque o Fórum da Alerj conectou a gente. Esse documento não se encerra por aqui, ele precisa crescer fora do GT e ser levado para outros lugares e instituições para atingir outras pessoas e vamos acompanhar esse crescimento”, ressaltou.

O encontro pode ser assistido na íntegra aqui.