Observatório Fluminense de Impacto Social avança na coleta de dados

O Observatório Fluminense de Impacto social começa, na última semana de maio, a distribuir entre os diversos atores do ecossistema de finanças sociais, um formulário de alinhamento de conceitos, que servirá como guia para desenvolver os instrumentos e atributos da plataforma digital planejada para disponibilizar a cartografia interativa das diferentes iniciativas que estruturam os negócios de impacto social no estado do Rio. A informação foi apresenta nesta quinta (26/05) durante a reunião do Movimento Rio de Impacto, e que pode ser assistida clicando aqui

“Nós já passamos pelas reuniões internas, a contratação de bolsistas e o encaminhamento de recursos. Agora, estamos dando este pontapé inicial do alinhamento conceitual, com o formulário. Planejamos fechar esta etapa na reunião de junho. Precisamos olhar a experiência existente, o que os atores estão fazendo e o que precisa ser ouvido, para então compilar, analisar e fazer a devolutiva, já alinhada com o que esperamos oferecer dentro da formação para desenvolver os atributos da plataforma”, explica Inessa Salomão, coordenadora do observatório e professora do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET).

O formulário de alinhamento é baseado na Lei 8.571/19, que estabeleceu a política estadual de investimentos em negócios de impacto social, e traz seis perguntas cujo tempo de resposta varia potencialmente entre quatro a 10 minutos. Também serão celebrados termos de cooperação que disciplinam o fornecimento dos dados obtidos e sua utilização na plataforma on-line, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados. Os acordos de cooperação serão dirigidos, inicialmente, a 22 instituições parceiras, que atuam de diferentes formas no ecossistema fluminense de impacto social.

“Nos próximos meses nós realizaremos a negociação e o desenvolvimento do termo de cooperação com as instituições parceiras. Existe um plano de trabalho, que é parte do termo de cooperação, com a função de orientar todo o período de desenvolvimento do projeto”, esclarece Inessa Salomão.

Observatório oferecerá curso de formação aos parceiros do mapeamento

Os parceiros e voluntários interessados em atuar no mapeamento do ecossistema fluminense de negócios de impacto receberão um curso de formação gratuito dividido em quatro módulos que vai desde a formação teórica, passando pela discussão da metodologia, até as práticas de coleta, sistematização e análise de dados. O curso será realizado em sete encontros on-line de duas horas de duração, com início previsto para o dia 6 de junho.

Interessados em mais informações podem mandar um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefonar para (21) 2566-2941.