Seminário debate estruturação de roteiros turísticos rurais no desenvolvimento das regiões do estado

A construção de roteiros de turismo rural para as cidades permeou os debates do segundo dia do Seminário Estadual de Paisagens Rurais promovido pelo Departamento de Geografia da Uerj e com parceira do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico. O painel realizado nesta quarta (01/06) reuniu a diretora de Gestão e Desenvolvimento SETUR RJ, Valéria Lima, e o diretor de Marketing da TurisRio, Pablo King.

Segundo os especialistas, o importante é que essas construções sejam coletivas e envolvam todos os atores como poder público, iniciativa privada e a sociedade civil, sem perder o propósito de buscar a melhoria da qualidade de vida da população rural.

“Os roteiros precisam ser pensados a partir da compreensão da grandeza dos lugares que estão vivos, fugindo da massificação do turismo com roteiros engessados e visto como uma prática social que tem o espaço como o seu principal objeto de consumo”, explica Valéria.

Ela frisa que a construção de roteiros turísticos pressupõe um planejamento que integre atrativos, equipamentos e serviços turísticos.

“O produto pode estar no âmbito do bairro, distrito, municípios, mas pensar roteiros que integrem cidades e até regiões, ou seja, rotas inter-regionais podem trazer um enriquecimento muito grande para essa jornada de experiência do turista”, salienta.

Entre as oportunidades, Valéria cita o estímulo à pluralidade, o empreendedorismo, a criação de novos negócios e a produção associada ao turismo para fortalecer as identidades locais e regionais.

“Não se pode perder de vista, em especial no turismo rural, que o foco deve ser sempre no desenvolvimento visando a qualidade de vida da família rural em todos os aspectos e não o atendimento, a qualquer preço, aos gostos dos turistas”, completa.

Programa “Turismo Rural RJ”

O diretor de Marketing da TurisRio, Pablo King, detalhou o programa “Turismo Rural RJ”, que visa a promoção do desenvolvimento econômico e cultural nas áreas rurais, por meio de atividades turísticas. A iniciativa conta com a parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), a TurisRio, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) e o Núcleo de Estudos de Geografia Fluminense (Negef), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O projeto consiste na visitação dos técnicos da TurisRio às 12 regiões turísticas do estado com o objetivo de identificar e mapear os atrativos para, futuramente, capacitar e promover os produtos direcionados ao turismo rural.

“O estado não tem apenas uma cidade maravilhosa. A gente acredita que cada município tem ao menos um atrativo dentro do que buscamos identificar, com uma riqueza de paisagens e produtos rurais. Já foram georreferenciados mais de 300 atrativos e o próximo passo será levar influenciadores e especialistas para promover esses lugares, numa ação de marketing para despertar o interesse dos turistas por esses locais”, conta.

Durante o evento também foram apresentados os roteiros já desenvolvidos nas regiões da Costa do Sol, Caminhos da Serra, Vale do Café, Serra Verde Imperial, Águas do Noroeste, Caminhos da Mata, Caminhos Coloniais, Baixada Verde, Costa Doce e Costa Verde.

O 1º Seminário Estadual de Paisagens Rurais termina nesta quinta (02/06) e o encerramento contará com painéis sobre o papel das instituições no fortalecimento do turismo rural no estado do RJ e o turismo rural e a sustentabilidade: experiência e oportunidades.

O encontro acontece de forma online e pode ser acompanhado pelo canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico no YouTube.