Câmara de Energia vai retomar discussões sobre implantação do gasoduto da Rota 4b

A Câmara Setorial de Energia planeja retomar em junho as discussões sobre o avanço no planejamento para a construção da Rota 4b, gasoduto de mais de 300 quilômetros de extensão ligando a Bacia de Santos ao Porto de Itaguaí, com capacidade prevista de transportar 15 milhões de m³ de gás. Em reunião, realizada nesta quinta-feira (12/05), o grupo também deliberou pela realização de um painel, em agosto, para colher a experiência de empresas atuantes no setor de geração e transmissão de energias renováveis. A reunião pode ser assistida clicando aqui.

“No nosso último encontro nós realizamos um painel com a presença da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), do Porto do Açu, do governo do Estado, do grupo de economia do mar para falar sobre a geração de energia eólica offshore. Agora, nós estamos encaminhando dois temas importantes que serão debatidos pela Câmara Setorial de Energia: a Rota 4b, que está na agenda da nossa bancada parlamentar, e também a questão do mapa solar, uma parceria da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, que passou por recente atualização”, destacou a secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio.

No último dia 25 de abril, o programa Rio em Foco recebeu a coordenadora estadual da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar), Camila Nascimento, e a especialista em energia da Firjan, Tatiana Lauria, que falaram sobre os avanços e as oportunidades das energias limpas e renováveis no Brasil e também no estado do Rio, em 2022, que é considerado o ano da energia solar.