ESG é a sigla em inglês para environmental, social and governance, que traduzidas significam ambiental, social e governança, tema do Rio em Foco desta segunda-feira (16/05) que recebe o vice-presidente da Firjan CIRJ, Marco Saltini.
“Esse foi um movimento que começou pelas empresas de investimentos porque estar aderente a esses critérios representa menos risco para operação e, consequentemente, para o investidor. Nos últimos anos, o ESG ganhou força e as empresas começaram a perceber a importância de estarem alinhadas a esses pilares”, explica Marcos Saltini.
De acordo com Saltini, a pandemia pareceu ter acelerado o processo de implementação desse conjunto de boas práticas em todo o país. “Muitas delas já tinham algumas atuações nesse sentido, talvez não organizadas ou focadas em atender metas e critérios ESG, mas elas existiam. Na pandemia, surgiram ações importantes junto à sociedade como a distribuição de alimentos e máscaras e o ESG trouxe uma organização para isso”, pontua.
Para ele, o desafio agora está em disseminar essas boas práticas para as micro e pequenas empresas.
“Faltava consolidar as práticas ESG fora das grandes corporações, além de uma orientação para trabalhar essa agenda. Difundir o ESG não para um grupo seleto da sociedade, mas de forma ampla, fazendo com que o consumidor tenha essa preocupação na hora de adquirir bens e serviços”, frisa.
Diante desse cenário, a Firjan desenvolveu a publicação Critérios e Métricas ESG para a Indústria que apresenta um panorama da aplicação ESG e que traz ferramentas para orientar a autoavaliação das micro e pequenas empresas e para que os empreendimentos possam se organizar. O conteúdo pode ser acessado clicando aqui.
O vice-presidente da Firjan CIRJ também destaca o clamor das novas gerações por produtos e serviços que tenham essa vertente sustentável e também a necessidade de políticas públicas voltadas para o setor.
“Precisamos de políticas que favoreçam e estimulem que empresas e sociedade atuem de maneira sustentável. É necessário avaliar se as legislações vigentes não criam impedimentos para algo que poderia trazer benefícios. Temos que pensar em leis que impulsionem em vez de normas punitivas para termos um ambiente de negócios cada vez mais aderente ao ESG”, completa.
O Rio em Foco é exibido às segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (21/05), às 17h, e domingo (22/05), às 20h. A partir de terça-feira (17/05) o programa fica disponível no canal do YouTube do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio e no podcast Quero Discutir o Meu Estado, disponível nas principais plataformas de streaming.