A Câmara de Formação Profissional e Educação Tecnológica se reuniu nesta quarta (04/05) e definiu os primeiros passos para a construção do Observatório Fluminense de Educação à Distância. Entre eles estão a criação de um conselho curador com representantes de instituições, a definição do calendário de encontros e o desenho do projeto-piloto com a definição das temáticas que serão abordadas nos depoimentos de especialistas. A iniciativa tem como intuito servir como um ambiente e espaço de troca virtual para o desenvolvimento da educação no estado.
“Vamos convidar oficialmente todas as entidades que fazem parte do Fórum a participarem desse projeto para que indiquem seus representantes. Todos vivenciaram a pandemia que trouxe muitos aprendizados e desafios, além de ter modificado a forma de se relacionar com os alunos. Muitas coisas foram incorporadas nessa ampla experiência como novos mecanismos e o uso de ferramentas digitais no ensino, que gerou um acúmulo de experiências”, detalhou a secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico.
Para definir as temáticas que precisam fazer parte das discussões iniciais do Observatório, o Fórum enviará um formulário aos seus membros. Nele constará os assuntos que foram levantados nos encontros realizados anteriormente com espaço para observações e sugestão de nomes de especialistas que possam dar o seu depoimento e também de novas temáticas. Gestão da educação na Pandemia, Infraestrutura de Tecnologia, Construção de Redes Colaborativas, Formação Docente, Saúde Física e Emocional, Futuro e Políticas Públicas são alguns dos que já estão relacionados.
Clique aqui para acessar o documento: www.bit.ly/ObservatorioEdu