Alerj fará debate presencial sobre inclusão digital pelo 5G no estado

A tecnologia 5G está prevista para chegar ao Brasil dentro de três meses. Além de melhorar a velocidade da conexão em até cem vezes, a quinta geração móvel pode revolucionar a indústria, ampliando o acesso aos serviços inteligentes e impactando o desenvolvimento socioeconômico do país. Porém, para que essa janela de oportunidades se concretize, são necessários investimentos e uma base legal que viabilize a instalação da infraestrutura necessária de equipamentos e antenas para a conectividade 5G. Na próxima segunda-feira (09/05), a ALERJ promove o evento “Inclusão Digital pelo 5G no Estado do Rio de Janeiro”. O encontro, que esta sendo organizado pelo Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro acontece das 10h30 às 12h30 no Plenário da Casa e será conduzido pelo presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT). As inscrições podem ser feitas pelo link: www.bit.ly/5Gdigital

Na ocasião, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, detalhará o projeto Conecta 5G, que tem por objetivo permitir aos municípios o acesso rápido e facilitado à quinta geração móvel, além dos principais benefícios que a tecnologia pode propiciar às cidades. O CEO da Juganu no Brasil, Bruno Gemus, abordará a importância do estabelecimento da tecnologia 5G no estado para o desenvolvimento de cidades inteligentes, com infraestrutura urbana capaz de comportar e oferecer serviços tecnológicos. Já o CEO da Nokia Networks do Brasil, Ailton Santos Filho, falará sobre a atuação da empresa na implementação do 5G no Brasil e no mundo, além das experiências bem-sucedidas de uso de tecnologias para a construção de cidades inteligentes.

“Estamos trazendo uma tecnologia inovadora, que reduz a necessidade de instalação de muitas antenas pela cidade e garante a conectividade 5G utilizando as luminárias de rua inteligentes e integradas”, explica Gemus.

O evento contará, ainda, com a participação do presidente da Abrintel, Luciano Stutz, que falará sobre o papel do Fórum de Desenvolvimento no debate sobre o tema; e de representantes da ENEL e da Light. O advogado Ricardo Fernandez Fiuza, do Legal Credit, irá abordar como viabilizar financeiramente a operação que vai permitir aos municípios acesso rápido e facilitado à expansão do 5G.

Em dezembro do ano passado, foi sancionada a Lei 9.151/20, de autoria do deputado Luiz Paulo, que institui o Programa de Estímulo à Implantação das Tecnologias de Conectividade Móvel. A norma aprovada pela Alerj tem como foco criar um ambiente favorável para viabilizar a chegada da tecnologia de quinta geração (5G) em todo o estado. Anexa à legislação, há uma minuta de projeto de lei municipal que dispõe sobre as regras para implantação e compartilhamento de infraestrutura de suporte e de telecomunicações. A lei sancionada é fruto dos debates realizados pelo Fórum, que promoveu em agosto de 2021 um encontro entre parlamentares estaduais e especialistas para debater o papel do legislativo na implementação do 5G no estado.

Serviço 
Evento: “Inclusão Digital pelo 5G no Estado do Rio de Janeiro”
Data: 09 de maio
Horário: 10h30 às 12h30
End.: Rua México, 125, Centro - Rio de Janeiro 
Inscrições: www.bit.ly/5Gdigital