Fórum debate gestão de riscos na prevenção de desastres climáticos

A importância da gestão de riscos para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos será debatida na Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável nesta terça-feira (19/04). O encontro virtual será realizado das 10h às 12h e pode ser acompanhado ao vivo pelo canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico no YouTube.

A reunião contará com a participação da deputada Martha Rocha (PDT) que recentemente apresentou o Projeto de Lei 5.434/22, que cria o Plano Integrado de Gestão de Riscos de Desastres do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é estabelecer diretrizes de trabalho baseadas no planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo para implementação da política pública relacionada a esses acidentes.

“Muito me preocupa observar que, após 11 anos do desastre de inundações e deslizamento de terra ocorrido na Região Serrana em virtude de chuvas torrenciais, o município de Petrópolis voltou a sofrer problemas com chuvas, este ano, decorrentes de falhas no plano de contingência que dê celeridade ao atendimento das famílias atingidas”, afirmou a deputada Martha.

Na ocasião, a reitora Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), Verônica Santos Albuquerque, para falar do projeto Proteger Teresópolis, que a instituição realiza junto com a Secretaria Municipal de Defesa Civil para reduzir a vulnerabilidade da cidade aos desastres naturais, especialmente os provocados pelas chuvas.

Também participarão do evento a diretora-substituta do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e coordenadora da Rede Brasileira de Pesquisas de Mudanças Climáticas, Regina Alvalá; o diretor do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro, Tenente Coronel Alexander Anthony Barrera e a doutoranda da UERJ, Fernanda Vissirini, que está escrevendo uma tese sobre o tema.