6º Seminário do Rio de Impacto terá tradução em Libras

Nesta segunda (16/09), o Rio de Impacto se reuniu para desenhar o seminário anual que o movimento realiza para apoiar e desenvolver o ecossistema de negócios de impacto. Este ano, as mesas principais com evento terão tradução simultânea na e Língua Brasileira de Sinais (Libras). A reunião pode ser assistida clicando aqui.

“Este evento é uma plataforma para que a gente possa criar momentos de troca e de aproximação com instituições que não estão no Rio de Janeiro, mas que têm participação importante nesse ecossistema. Este ano, com apoio da Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro) nós vamos garantir a tradução em Libras do nosso evento”, destaca a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento da Alerj, Geiza Rocha.

A professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rita Afonso, avalia a importância de aproximar o ecossistema de potenciais investidores. “Nós precisamos de recursos financeiros e de conhecimento para fomentar um ecossistema ainda novo", analisa.

Analista de projetos de impacto social do Sebrae/RJ, Juliana Oliveira destaca a necessidade de utilizar espaços de troca de conhecimento, como o seminário, para aperfeiçoar a comunicação com os empreendedores de impacto. “Nós precisamos 'furar a bolha', falar para mais empreendedores. Precisamos olhar mais para o comportamento e perfil do empreendedor para ver  como ele está comunicando o propósito do negócio ao público dele”, reflete.

Gerente de Comunidade do Sistema B, Lara Martins, ressalta a importância de trazer temas ambientais que são oportunos durante a pandemia e revelam as conexões do Movimento Rio de Impacto  com temáticas que serão abordadas na COP26, conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema. “ É importante pensar em como os negócios de impacto estão sendo resilientes frente ao Covid-19, e também é importante abordar, com a aproximação da COP26, a crise climática, porque há negócios de impacto que oferecem soluções para esse tema”, aponta.