Niterói recebe prêmio de cidade empreendedora do Sebrae

Para reconhecer os melhores projetos municipais de fomento ao empreendedorismo e o desenvolvimento regional por meio de políticas públicas direcionadas às micro e pequenas empresas, o Sebrae promove a cada dois anos o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira (06/04), no auditório da Casa do Comércio, no Flamengo. Niterói, do prefeito Axel Grael, foi a grande vencedora na categoria cidade empreendedora.

Dos 50 projetos de 39 municípios inscritos nesta edição, 30 chegaram à final. A secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico, Geiza Rocha, fez parte da comissão julgadora, que escolheu os vencedores nas oito categorias.

“Niterói é uma cidade com tradição empreendedora, com capacidade de estruturação de políticas públicas e esse prêmio nos faz ter a certeza que estamos no caminho certo. Quero parabenizar todos os prefeitos que também foram premiados, principalmente devido ao período desafiador da pandemia que cada gestão municipal enfrentou, o maior da nossa geração. Porém, o grande desafio que temos em mãos é fazer a retomada da economia, do emprego e contribuir para que empreendedores das cidades, principalmente os pequenos e médios, aqueles que mais precisam do apoio e da atenção das nossas políticas públicas, consigam desenvolver o seu negócio”, declarou o prefeito Axel Grael, que recebeu o troféu das mãos do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais Cássio da Conceição Coelho.

Além de reconhecer as boas práticas de gestores públicos na elaboração e implementação de projetos que geraram um ambiente favorável para o fortalecimento das micro e pequenas empresas, a 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor também incentivou os prefeitos e municípios fluminenses no alcance das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 no Brasil.

“A abrangência dos temas contemplados na premiação e a amplitude da participação, aberta a todos os municípios do Brasil, servem de estímulo para que gestores públicos concorram ao Prêmio com as suas melhores práticas no tocante a temas de grande relevância. Por isso, o prêmio não visa apenas o reconhecimento da qualidade de políticas públicas e do mérito de gestores municipais, mas, também, a difusão e a replicação, por parte de prefeituras de todo o país de projetos e de iniciativas de sucesso comprovado”, enfatizou o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Rio, Tito Ryff. Em junho serão conhecidos os premiados de todo o país.

Confira todos os vencedores:

Sala do Empreendedor: Cordeiro, prefeito Leonan Lopes Melhorance

Marketing Territorial e Setores Econômicos: Vassouras, prefeito Severino Ananias Dias Filho

Inovação e Sustentabilidade: Paty de Alferes, prefeito Juninho Bernardes

Desburocratização: São José do Vale do Rio Preto, prefeito Gilberto Martins Esteves

Empreendedorismo na Escola: Macuco, ex-prefeito Bruno Boaretto

Governança Regional e Cooperação Intermunicipal: Macuco, ex-prefeito Bruno Boaretto

Compras Governamentais: Teresópolis, prefeito Vinícius Claussen

Cidade Empreendedora – Região Sudeste: Niterói, prefeito Axel Grael