Governo do estado lança guia para municípios visando o desenvolvimento econômico

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, lançou na última segunda-feira (28/3) o guia "Desenvolve RJ - a transformação do seu município começa por aqui" com o objetivo de ajudar as cidades a encontrarem os caminhos para o crescimento econômico. A publicação reúne modelos de decretos, projetos de lei e políticas públicas já aprovadas e de resultado comprovado, além de exemplos de iniciativas que ajudarão os municípios na consolidação de um ambiente favorável de negócios.

Dentre os temas abordados no manual de boas práticas estão a segurança jurídica e previsibilidade, a utilização das compras públicas como estímulo à economia local, passando, por exemplos de iniciativas que visam a desburocratização, a atração de empresas e investimentos e o acesso ao crédito.

A experiência da Casa do Empreendedor e das agências de fomento local para fortalecimento do empreendedorismo e para articulação dos diversos atores, públicos e privados é detalhada no guia, que também aborda a utilização da energia solar e da conectividade proporcionada pelas tecnologias 5G para melhoria do ambiente de inovação e desenvolvimento dos municípios.

O material pode ser acessado pelo link: https://bit.ly/3LjAmBe