Papel do estado na retomada da indústria de fertilizantes será debatido na ALERJ

 

O Governo Federal acaba de lançar o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), uma estratégia para reduzir a dependência do Brasil das importações de fertilizantes. O documento traz uma série de medidas visando ao aumento da produção até 2050. Na esteira do tema e de olho nas oportunidades, a ALERJ debaterá nesta quarta-feira (23/03) o papel do estado na retomada da indústria de fertilizantes e como o Rio pode se inserir como protagonista nessa agenda. O encontro será realizado de forma virtual, das 10h às 13h, e será conduzido pelo presidente da ALERJ e do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Rio, deputado André Ceciliano. "Temos todos os elementos para construir no estado do Rio um Centro de Excelência em Fertilizantes. Também temos uma plataforma logística diferenciada que permite o escoamento do fertilizantes via ferrovia ou rodovia para as fronteiras agrícolas brasileiras, bem como a possibilidade de tornar o estado atrativo para investimentos nesse setor, e é sobre isso que vamos falar no encontro", ressalta Ceciliano.

Dentre as metas do PNF está a previsão de que pelo menos quatro unidades da federação tenham planos estaduais de atração de investimentos implementados até 2025, e todas as unidades da federação que possuam potencial de produção de fertilizantes até 2030, que será detalhada na ocasião pelo diretor de Projetos Estratégicos na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República Bruno Caligaris.

Já o diretor de Programas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Luís Eduardo Rangel, falará sobre as políticas agrícolas direcionadas ao setor de fertilizantes.

O evento contará também com a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinícius Farah, que abordará as ações do Governo e o potencial do estado para sediar um Centro de Excelência e Inovação em Fertilizantes.

As articulações para abrigar o Centro de Inovação, aproveitando a expertise das instituições que aqui se encontram e a vantagens competitivas da logística do estado serão aprofundadas na reunião por representantes e especialistas da Embrapa, Firjan, FAERJ, Parque Tecnológico da UFRJ, Porto do Açu, FINEP, Faperj, Conselho Regional de Química e Assessoria Fiscal da Alerj.

O encontro também será exibido ao vivo no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento no YouTube, para assistir basta clicar aqui.  

Confira a programação completa: