Câmara de Agronegócios fará um panorama sobre setor pesqueiro do estado

O fortalecimento e desenvolvimento da cadeia pesqueira do estado estará na pauta da Câmara Setorial de Agronegócios em abril. O tema foi definido nesta terça-feira na primeira reunião do grupo realizada de modo remoto nesta terça-feira (15/03).

“É importante termos um olhar individual para a atividade extrativista da pesca e sobre a aquicultura. Temos a possibilidade de revitalizar o setor pesqueiro e desenvolver a aquicultura, sobretudo na Região Noroeste, mas com uma necessidade de maior qualificação", detalhou o especialista de Operação Setorial da Firjan Fabrinni Santos.

Serão convidados a participar instituições como a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ); Firjan; Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), Sebrae, Peixesul (Cooperativa dos Aquicultores e Pescadores do Sul Fluminense) e a Embrapa.

Recentemente, o Governo do Estado sancionou a Lei Nº 9545 para promover o desenvolvimento sustentável da pesca e da aquicultura e prevê a criação de um Complexo Pesqueiro no Rio de Janeiro. A medida abre a possibilidade de o poder público fluminense firmar parcerias público-privadas e convênios de cooperação técnica com instituições de ensino superior e pesquisas em municípios que desenvolvam a pesca como atividade econômica. A norma cita ainda que a administração do Complexo Pesqueiro será realizada pelo órgão responsável pelas políticas de agricultura, abastecimento e pesca do governo.

O próximo encontro da Câmara de Agronegócios está marcado para o dia 12 de abril, das 10h às 12h. Assista à íntegra da reunião clicando aqui.