Câmara de Desenvolvimento Sustentável organizará painel sobre gestão de riscos em eventos climáticos

A gestão de riscos para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos estará no foco do trabalho da Câmara de Desenvolvimento Sustentável em 2022. O tema foi sugerido durante o primeiro encontro do grupo realizado nesta quarta-feira (09/03). Para os membros da Câmara, é necessário um planejamento e ações imediatas para prevenir futuras tragédias como a ocorrida em fevereiro em Petrópolis. A reunião pode ser assistida clicando aqui.

“A tendência é termos um aumento desses eventos climáticos extremos. Então precisamos melhorar a gestão de risco e a forma de se fazer isso, principalmente nas áreas de montanhas que são mais vulneráveis. Não temos essa cultura de gestão de risco no Brasil e precisamos começar a trabalhar isso”, afirmou a pesquisadora da Embrapa Solos, Ana Paula Turetta.

A próxima reunião da Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável será em abril e a ideia é fazer um painel apresentando as ações que já estão sendo feitas em campo, as novas tecnologias e como articular as diversas iniciativas das instituições envolvidas.