Participação feminina na agricultura abre série do Rio em Foco que em março homenageia as mulheres

A participação feminina na agricultura vem crescendo a cada ano. Dados do último Censo Agropecuário do IBGE apontam um aumento de 38% no número de mulheres à frente de estabelecimentos rurais em todo o país. Só no estado do Rio já são 30 mil agricultoras, tema do Rio em Foco desta segunda-feira (07/03) que recebe a gerente estadual de Projetos sociais e Mercado Institucional da Emater Rio, Cristianne Mendonça, e a presidente da Associação de Produtores de Lucios, (Aproluc), em Teresópolis, Rosana Martuchelli. O programa abre a série especial do Rio em Foco dedicada às mulheres, que durante todo o mês de março abordará pautas com enfoque feminino e terá apenas convidadas mulheres.

Para as entrevistadas, a criação de políticas públicas de gênero voltadas à mulher no campo contribuiu para o fortalecimento das mulheres na agricultura.

“Temos uma série de políticas que vieram afirmar e consolidar a posição da mulher na área rural como o PRONAF Mulher, linha de crédito, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural e o Programa de Aquisição de Alimentos. Na Emater também definimos no planejamento um percentual mínimo de 30% de mulheres como beneficiárias de nossas ações”, detalhou Cristianne.

Rosana Martuchelli comanda um negócio familiar de agricultura agroecológica e conta o que mudou da geração da sua mãe para a dela.

“Minha mãe sempre teve essa visão para o não uso de agrotóxicos, mas ela mesma não tinha a visibilidade dentro da atividade. O talão da nota fiscal era em nome do meu pai, por exemplo, o que acabou fazendo com que ela tivesse problemas até mesmo na hora de se aposentar”, conta.

Hoje Rosana luta para que as mulheres de sua região tenham representatividade e visibilidade no campo. “É uma luta muito árdua. A mulher trabalha na lavoura, mas precisa ainda chegar em casa e cuidar da casa e dos filhos. Uma de nossas conquistas foi a creche local que permitiu mudar a realidade dessas famílias e fazer com que as mulheres pudessem se dedicar à agricultura”, afirma.

Tanto Rosana quanto Cristiane explicam que, apesar da participação crescente das mulheres no setor, ainda há muito o que avançar para um protagonismo mais abrangente e cada vez maior. “O Brasil possui 5,7 milhões de estabelecimentos rurais, porém apenas 947 mil são dirigidos por mulheres, um número ainda pequeno. No Rio de Janeiro apenas 19% dos estabelecimentos são comandados por mulheres”, aponta Cristianne.

Turismo Rural

O papel da mulher no turismo rural também foi abordado durante o programa. Rosana Martuchelli revela que faz questão de contratar mulheres e que tem funcionárias que trabalham em atividades que vão desde a cozinha até guias turísticas da região.

“Elas têm muito potencial e possuem um olhar diferenciado, percebem coisas que os homens não reparam”, apontou Rosana.

O turismo rural permite que o produtor tenha uma atividade secundária complementando a renda e promovendo o desenvolvimento do entorno. A atividade ganhou ainda mais relevância durante a pandemia.

“Foi o que me salvou nesse período, já que não tínhamos para quem vender as verduras e legumes. Hoje a gente vive da lavoura de segunda a sexta e no fim de semana recebemos os turistas. Porém, para que a atividade ainda avance mais, precisamos ter uma legislação que permita que os agricultores possam emitir nota fiscal ou talão de produtor rural na comercialização de produtos e serviços ligados ao turismo rural”, completa Rosana.

O Rio em Foco é exibido às segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (12/03), às 17h, e domingo (13/03), às 20h. A partir de terça-feira (08/03) o programa fica disponível no canal do YouTube do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio e no podcast “Quero Discutir o Meu Estado”, disponível nas principais plataformas de streaming.