Senar Rio oferece curso de capacitação de turismo rural para produtores no estado

A vocação para o turismo rural passou a ser uma opção ainda mais estratégica, já que os protocolos sanitários, por conta da pandemia da covid-19, aumentaram a busca por lazer em ambientes abertos. Pensando em dinamizar as perspectivas desse setor no estado do Rio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio) está oferecendo um curso de qualificação em turismo rural, tema do Rio em Foco desta segunda-feira (14/02) que recebe o instrutor educacional do Senar Rio, Mozart Neto, para falar sobre essa oportunidade de capacitação voltada para os donos de propriedades rurais.

“Esse é um trabalho de capacitação voltado para o produtor rural que deseja receber turistas em sua propriedade. Nós ensinamos como reconhecer oportunidades, como captar os clientes, como receber bem os visitantes e como planejar o negócio”, destaca Mozart Neto.

O curso é aplicado de forma presencial e on-line, mas os produtores rurais que optarem pela realização da modalidade em sistema presencial precisam participar de uma disciplina extra: “Planejamento do Negócio na Propriedade Rural”, destinado a proprietários que desejam fazer um plano de negócio para o ingresso no turismo rural com consultorias virtuais e presenciais de um especialista.

“Para quem deseja participar dessa iniciativa é preciso fazer contato conosco via sindicato rural. Nós temos representações em 42 municípios fluminenses. Nos casos em que não há essa representação, é possível procurar o sindicato regional”, esclarece o instrutor.

Acesso a crédito

Mozart Neto destaca que o investimento nas propriedades rurais para receber turistas não costuma ser muito elevado, mas é importante que o turismo rural seja reconhecido como uma das atividades do produtor para ampliar o acesso ao crédito voltado para esse segmento.

“O nosso maior desafio é o reconhecimento por parte do estado que o turismo rural faz parte das atividades do produtor, isso facilita o fomento ao setor e aumenta a segurança jurídica para quem presta o serviço”, explica Mozart.

O Rio em Foco é exibido às segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (19/02), às 17h, e domingo (20/02), às 20h. A partir de terça-feira (15/02), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast “Quero Discutir o Meu Estado”, disponível nas principais plataformas de streaming.