Rio Innovation Week terá palestrantes do mundo todo e mentoria com grandes empresas

Entre os dias 12 e 16 de janeiro, o município do Rio vai realizar uma semana de promoção da inovação, a Rio Innovation Week (RWI), evento internacional que vai reunir 500 palestrantes, 1.000 startups e 19 expositores. O Rio em Foco desta segunda-feira (27/12) recebe Carlos Junior, curador-geral da iniciativa.

A RWI faz parte do Movimento Tem no Rio, uma iniciativa da Invest.Rio, agência de fomento vinculada à secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS). Os participantes da feira de inovação e tecnologia serão divididos em 15 palcos segmentados nas categorias turismo, varejo, saúde e profissões, startups, agronegócios, sustentabilidade e marketing. “Vai ser no Jockey Club, no coração do Rio, nosso objetivo é ser o ponto focal em que todos os setores param para discutir as possibilidades de inovação em cada segmento”, destaca Carlos Junior.

Estarão presentes na feira Richard Branson, fundador do grupo Virgin, que será entrevistado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes; além de Francis Suarez, prefeito de Miami, Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, Steve Wozniak, cofundador da Apple, e Andrés de Leon, CEO do Hyperloop TT. "As inscrições podem ser feitas por meio do site (rinovationweek.com.br). Temos desconto nos ingressos para diversos parceiros, então é importante nos procurar para obter o benefício”, avisa Carlos Junior.

Um dos objetivos do evento é consolidar o Rio como um polo de inovação e acelerar o desenvolvimento de startups no estado. Carlos Junior explica que a feira foi pensada para estimular o “networking” e o desenvolvimento de soluções multisetoriais. “Criamos dinâmicas para que a parte de negociação e negócios possa florescer no evento. Teremos um programa para “Startups” que oferece mentorias coordenadas por empresas líderes de seus segmentos, além de um espaço para exposição de produtos, um local para conexão com grandes empresas e uma área de contato com fundos de Venture Capital que estão procurando soluções para investir”, descreve o curador do evento.

A RWI será realizada de maneira híbrida, com possibilidade de participação on-line. De olho na digitalização de empresas e serviços, a feira reunirá gestores públicos que levarão casos de sucesso da transformação digital no setor público. "Soluções de inovação geram empregos e receita. Se tem uma forma de mudar a história de uma cidade e de um país é por meio da inovação”, avalia Carlos Junior.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (01/01), às 17h, e domingo (2/01), às 20h. A partir de terça-feira (28/12), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast “Quero Discutir o Meu Estado”, disponível nas principais plataformas de streaming.