Fórum mobiliza instituições para maior evento de tecnologia e inovação da América Latina

A Rio Innovation Week, evento internacional que tem como objetivo transformar o Rio de Janeiro em um Estado referência em inovação e empreendedorismo tecnológico, contribuindo para a retomada dos negócios, foi apresentado nesta quinta (16/12) durante a reunião conjunta entre as Câmaras de Tecnologia, Agronegócios e o GT do Selo Arte. A iniciativa acontecerá de 13 a 16 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. Além de conhecer a iniciativa, o último encontro do ano teve o intuito de mobilizar as instituições que fazem parte do Fórum a participar deste que já está sendo considerado o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina. Assista na íntegra pelo YouTube do Fórum.

Com uma estrutura de 40.000 m², 15 palcos simultâneos, 500 palestrantes, 190 expositores e a participação de mais de mil startups, a Rio Innovation Week oferecerá conteúdo, exposições, laboratórios, mentorias, bootcamps, tecnologia para o varejo, e-commerce, marketing digital, inovação aberta, sustentabilidade no universo corporativo, o futuro das profissões, técnicas de vendas, inteligência artificial, tecnologia como aliada à saúde, gastronomia do futuro, robótica aplicada no varejo, IOT e uma área de rodadas de negócios internacional com investidores interessados no desenvolvimento da inovação brasileira.

Dentre os palestrantes estão Steve Wozniak, cofundador da Apple; Richard Branson, presidente da Virgin e o prefeito de Miami, Francis Suarez que participarão por videoconferência.

“Reunimos um grupo de representantes do setor produtivo para pensar alternativas e trazer de volta o protagonismo do Rio de Janeiro. Percebemos que faltavam eventos de negócios e inovação e buscamos formatar o que há de mais sensacional no planeta. O Rio Innovation Week é uma celebração de amor à cidade do Rio de Janeiro junto com uma perspectiva de ação importante. O mundo vive um novo momento, com o capitalismo migrando para uma economia diferenciada, baseada em tecnologia, mais ainda estamos distantes dessa realidade”, detalhou Pedro Paulo Pannuzio, um dos idealizadores do projeto.

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico também marcará presença no evento com a secretária-geral, Geiza Rocha, abordando a construção do marco estadual de inovação e os municípios fluminenses que já avançaram e aprovaram suas próprias leis.

De acordo com Luciana Potsch, da Escala Eventos, organizadora da Rio Innovation Week, a iniciativa é um hub de tecnologia e inovação e que tem como um dos pilares manter as empresas, além de atrair novos investidores.

“A gente espera receber 10 mil pessoas por dia de evento, totalizando 40 mil ao final. Queremos gerar negócios e transformar a iniciativa em um evento anual, inclusive já temos prevista a 2ª edição da Rio Innovation Week para novembro de 2022”, afirmou Luciana que disponibilizou um convite com um código para as inscrições das instituições que compõem o Fórum participarem do evento.