Fórum promoverá evento para criar plano de ação para o setor de bebidas do estado

O fortalecimento da cadeia de bebidas do estado voltou a ser destaque na Câmara de Agronegócios e no GT do Selo Arte. O tema foi debatido durante um encontro virtual, realizado nesta segunda (06/12), para preparar um evento no início de 2022 que reunirá os atores deste segmento com o objetivo de montar um plano de desenvolvimento para o setor.

Na reunião de hoje estiveram presentes produtores de bebidas e representantes de entidades como Sebrae Rio, Firjan, Ministério da Agricultura e Pecuária, Senac, Emater Rio, UERJ, Cefet, SindRio e Ivisa Rio, além da Firjan, que irão dar suporte para traçar um mapa de ação, em uma construção conjunta, e que terá a participação de outros setores econômicos. Para os participantes, o elo entre as potencialidades do setor de bebidas e turismo pode alavancar o desenvolvimento regional.

A gerente de Ambientes de Inovação da Casa Firjan, Julia Zardo, apresentou alguns pontos sobre a metodologia de design thinking que será utilizada no evento do próximo ano. Design thinking é uma abordagem que busca a inovação e criatividade na organização de ideias de modo a estimular tomadas de decisão e a busca por conhecimento.

“Esse projeto de desenvolvimento vai se iniciar com o levantamento dos atores, avaliação das forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. Vamos encaminhar um questionário on-line para as entidades responderem e marcamos uma reunião. O intuito é cocriar para ter uma visão compartilhada de futuro a ser alcançada”, detalhou Julia.