Redução na alíquota do ICMS ajuda retomada do setor de Bares e Restaurantes

De acordo com o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) o setor é o que mais está contratando novos funcionários em todo o país, tema do Rio em Foco desta segunda (06/12) com o presidente do sindicato Fernando Blower. Ele também fala sobre a Lei 9.355/2021, recentemente regulamentada, e que garante incentivos fiscais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a bares e restaurantes até o final de 2032.

“A gente vem de quase dois anos de muitas notícias ruins: desemprego aumentando, muitas empresas fecharam em definitivo. É um setor que precisa de boas notícias para retomar o investimento e para retomar a empregabilidade. Esta lei do deputado André Ceciliano foi uma das melhores notícias que recebemos, porque gera resultado na veia, com atração de novos investimentos”, avalia Blower.

De acordo com o SindRio, o setor de alimentação é formado majoritariamente por pequenas empresas inscritas no regime de tributação do Simples Nacional. Durante o período de lockdown, muitos destes estabelecimentos, que eram a maior fonte de renda das famílias proprietárias, fecharam. Além disso, houve demissões em massa: mais de 25% dos postos de trabalho foram fechados.

“Os bares e restaurantes foram os que mais empregavam jovens de 18 a 24 anos até o início da pandemia e foram exatamente estes jovens que acabaram sendo dispensados, principalmente nos primeiros meses da crise: eram 170 mil empregos diretos antes da pandemia e, no auge da crise, chegamos a perder 40 mil postos de trabalho”, lamenta Fernando Blower.

Com o avanço da vacinação e os incentivos fiscais já é possível observar a retomada do setor que começa a impulsionar a criação de novos postos de trabalho e a atração de novos investimentos. “Felizmente, nos últimos meses, estamos retomando a abertura de novos negócios, novos empregos e novos investimentos. O setor está conseguindo se reconfigurar. Ainda não em nível de pré-pandemia, mas, a cada mês que passa, fica um pouco mais próximo”, explica o empresário.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (11/12), às 17h, e domingo (12/12), às 20. A partir de terça-feira (07/12), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast “Quero Discutir o Meu Estado”, disponível nas principais plataformas de streaming.