Projeto energINN divulga vagas gratuitas para a formação de empreendedores na área de energia

Em 2020, o Rio de Janeiro foi selecionado para participar do MIT REAP, programa de aceleração de startups e, uma das primeiras ações estratégicas foi a criação do projeto EnergINN, uma parceria entre o Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). O objetivo é formar profissionais nos setores de energia e sustentabilidade, com 105 vagas gratuitas para empreendedores, pesquisadores e estudantes. No Rio em Foco desta segunda-feira, (29/11), o professor Marcus Vinicius, coordenador do energINN e pesquisador da COPPE/UFRJ explica de que forma o programa está estruturado e qual perfil do público que pode participar dessa iniciativa.

“Podem participar, por exemplo, profissionais aposentados de grandes empresas da área de energia, estudantes universitários, professores de pós-graduação, empreendedores que já possuam ‘startups’ na área de energia, ou até profissionais de outras áreas, que tenham uma boa ideia e buscam oportunidades para instalar os seus protótipos e desenvolver os modelos iniciais de prova de conceito”, explicou Marcus Vinicius.

As inscrições estão abertas até o dia 06/12 e podem ser realizadas por meio do preenchimento de formulário disponível no site energINN by MIT.

A formação incluirá um curso básico de empreendedorismo, uma mentoria técnica para utilização da infraestrutura laboratorial, uma trilha de desenvolvimento de soft skills e uma mentoria voltada para negócios. Um dos objetivos do projeto é desenvolver nos empreendedores uma visão global sobre sua atuação alinhada com premissas de sustentabilidade presentes na Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável definida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“A gente espera desenvolver projetos que possam contribuir com essa abordagem da ONU. Existem três tipos de desafios no energINN: desafios propostos pelas empresas mantenedoras do programa; desafios propostos por órgãos governamentais, ou demais entidades ligadas ao setor de tecnologia. Haverá também desafios abertos, que é uma categoria destinada absorver ideias radicalmente inovadoras que não estão contempladas em nenhum modelo existente”, revela o coordenador do projeto.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (04/12), às 17h, e domingo (05/12), às 20. A partir de terça-feira (30/11), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast “Quero Discutir o Meu Estado”, disponível nas principais plataformas de streaming.