Governo do Rio dá o pontapé inicial para a realização da Conferência Rio2030

O governador Cláudio Castro lançou oficialmente nesta quarta (24/11) a Conferência Rio 2030, que celebrará em 2022 os 30 anos da realização da Eco 92, e colocará o estado como polo de mobilização pelo desenvolvimento sustentável junto aos municípios fluminenses, à sociedade brasileira e à comunidade internacional. Na ocasião também foi apresentada a logomarca do evento, que terá a Marina da Glória como palco vivo.

“Dois mil e vinte e dois será o ano do Desenvolvimento Sustentável no Estado do Rio de Janeiro e convidamos toda a sociedade e prefeituras a construírem suas próprias propostas de ações para os próximos oito anos, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, destacou Castro.

A Rio2030 será uma plataforma para mobilizar e engajar os atores sociais na elaboração e implementação de soluções referentes aos desafios da Agenda 2030 da ONU para cidades e estados de todo o mundo. Por meio do diálogo com a sociedade civil e comunidade científica, o estado vai elaborar estratégias e políticas públicas para combater os efeitos das mudanças climáticas e neutralizar a emissão de gases de efeito estufa. Entre as principais ações previstas na agenda está a despoluição da Baía de Guanabara.

O evento irá contar com fóruns, painéis, workshops, hackathons, troca de experiências entre cidades, intervenções urbanas, ações especiais e shows. A realização da Conferência está marcada para acontecer de 5 a 11 de junho e será no formato híbrido.

“A hora de agir é agora para garantirmos o futuro do planeta e das próximas gerações. Daremos início à década da sustentabilidade no nosso estado com todos de mãos dadas”, afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, que promove o evento.

Os preparativos para a Rio2030 começaram em janeiro, com a criação do grupo de trabalho para formulação da proposta para o evento de 30 anos da Rio-92. Em agosto foi criada a Autoridade do Desenvolvimento Sustentável, responsável pela coordenação da agenda de eventos. Ao longo desse período foram ouvidos especialistas, atores da sociedade civil e da academia em reuniões, eventos e oficinas. A partir desses grupos multidisciplinares, dos quais o Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico faz parte, foram estabelecidas as bases para começar a construir os alicerces do maior projeto de sustentabilidade dos últimos tempos no Brasil. Dentre os temas principais da conferência estão as mudanças climáticas, a preservação da biodiversidade, o saneamento básico, a emergência hídrica, a equidade social e a diversidade.