Câmara de Infraestrutura e Logística é informada sobre Frente em Defesa do Aeroporto Galeão

A Câmara de Infraestrutura e Logística, órgão vinculado ao Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio, que reúne membros da sociedade civil interessados no tema, foi informada, em reunião nesta quinta-feira (07/10), sobre a formação da Frente em Defesa do Aeroporto Galeão.

A Frente em Defesa do Galeão foi lançada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) na quarta-feira (06/10) e conta com a participação de entidades empresariais, parlamentares e autoridades do Executivo. A avaliação dos integrantes do grupo é de que o modelo de privatização do Aeroporto Santos Dumont (SDU) vai causar esvaziamento e pode levar ao fechamento do Aeroporto Internacional Tom Jobim - o Galeão (GIG), com consequências negativas para a economia do estado do Rio de Janeiro. Dados apresentados durante a reunião de formação da Frente demonstram que o Galeão vem perdendo relevância nos últimos anos e sentiu os efeitos da crise econômica causada pela pandemia: em 2019, o aeroporto internacional chegou a transportar 21 milhões de passageiros e gerar 21 mil empregos. Hoje são dez milhões de pessoas e sete mil empregos.

“Há uma grande coalizão multipartidária que formou a Frente em Defesa do Galeão. O Rio perde muito com a desmobilização do aeroporto, que pode acabar acontecendo se o atual modelo de privatização do Santos Dumont for aprovado, o que geraria um impacto negativo não só para o Rio, mas para todo o sudeste”, destacou a secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha