Associação Brasileira de Educação comemora 97 anos de existência

A Associação Brasileira de Educação (ABE) celebrará os 97 anos de sua fundação com um encontro virtual no dia 27 de outubro, às 14h. Na ocasião, será feita a entrega da Medalha Alice Flexa Ribeiro, comenda criada pela ABE para homenagear bianualmente mulheres que tenham se destacado no campo educacional. O evento pode ser acompanhado em tempo real no canal do Youtube da ABE no link: https://www.youtube.com/watch?v=qMncF9CLCg4

Nesta edição, serão homenageadas a presidente do CNE, Maria Helena Guimarães Castro, as educadoras Nilma Fontanive e Dina Frutuoso.

Sobre a medalha:

Alice Flexa Ribeiro era paraense e foi uma das primeiras brasileiras a participar de um concurso público para o magistério. No Rio de Janeiro, associou-se à inglesa Isabel Andrews, ao lado de quem concebeu um dos primeiros colégios mistos e laicos do Rio de Janeiro: o Colégio Andrews. Em sua trajetória, conciliou a gestão de sua escola ao exercício do magistério em escolas oficiais e sempre dedicou à escola pública grande empenho e entusiasmo. Dedicou-se durante vários anos à causa da Educação e da ABE, a qual chegou a presidir.