Faperj vai investir R$ 9 milhões em projetos de ciência e tecnologia na Rocinha

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), está com inscrições abertas até o dia 29 de outubro para a primeira edição do Programa Favela Inteligente, que prevê o investimento de R$ 9 milhões em projetos que promovam maior dinamismo econômico em ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) na comunidade da Rocinha, no município do Rio de Janeiro. O Rio em Foco desta segunda-feira (04/10) fala sobre essa iniciativa pioneira numa conversa com os assessores de tecnologia da Faperj Ruth Mello e José Aranha.

 O financiamento é destinado a instituições com ou sem fins lucrativos e pesquisadores que tenham projetos voltados para o território da Rocinha. A previsão é de que sejam investidos 500 mil por projeto aprovado. “É um programa piloto realizado na Rocinha, em que a gente quer promover projetos com base científica e tecnológica para melhorar a qualidade de vida da população local”, explica Ruth Mello.

O conceito de “Favela Inteligente” é inspirado na ideia de “Cidade Inteligente” que, segundo José Aranha, reflete uma tendência global no planejamento da ocupação urbana. “O mundo inteiro estuda o que são as cidades inteligentes, que é o uso da tecnologia e da inovação para a melhora da qualidade de vida das pessoas. A tecnologia e a Inovação são os vetores transformadores da comunidade num território com as mesmas condições, as mesmas oportunidades e o mesmos direitos de outras áreas da cidade” , destaca Aranha

O programa busca fomentar dois tipos de projetos: categoria A que compreende pessoas físicas ligadas a organizações formais e ativas, com ou sem fins lucrativos, estabelecidas no Estado do Rio de Janeiro; enquanto a categoria B é voltada para pesquisadores com título de doutor que estejam formalmente vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Instituições Científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) estabelecidas no estado do Rio de Janeiro.

 “Na categoria de projetos, qualquer residente do estado do Rio de Janeiro pode propor desde que tenha articulação com a comunidade local. A outra categoria é de pesquisa. Vamos escolher três universidades do estado do Rio com seus respectivos grupos de pesquisa e eles vão estar acompanhando o desenvolvimento das iniciativas selecionadas na categoria A”, detalha Ruth Mello.

O edital pretende contribuir com o dinamismo e inovação tecnológica e social de comunidades em situação de alta vulnerabilidade do Estado, iniciando com um projeto piloto na favela da Rocinha para que, a partir do monitoramento e avaliação dos resultados a serem apurados, possa ser expandido para outros territórios. “Este projeto pode ser replicado não só em outras comunidades, mas também em outras cidades. Os indicadores desenvolvidos poderão ser usados em municípios do interior do estado do Rio de Janeiro e até de outros estados”, reforça José Aranha.

 Durante o programa, os assessores de tecnologia da Faperj orientaram o preenchimento do edital chamando atenção para detalhes importantes e que serão considerados pelo corpo de jurados responsável pela admissão dos projetos. José Aranha destacou que a ideia inicial é selecionar 18 projetos a serem desenvolvidos concomitantemente em apoio ao Comitê Gestor de Governança do Parque de Inovação Sustentável da Rocinha. “Os 18 projetos serão desenvolvidos ao mesmo tempo porque a nossa ideia é impactar o ecossistema de forma sinérgica”.

Cronograma:

Submissão das propostas: entre 16 de setembro e 29 de outubro de 2021;

Divulgação dos resultados preliminares: 16 de dezembro de 2021;

Apresentação dos documentos exigidos: entre 16 de dezembro e 20 de janeiro de 2022;

Divulgação dos resultados finais: 3 de fevereiro de 2022;

Prazos para recursos: entre 3 de fevereiro e 10 de fevereiro de 2022.

Confira abaixo a íntegra do edital:

Edital FAPERJ Nº 37/2021 – Programa Favela Inteligente em Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha

O Rio em Foco é exibido às segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (09/10), às 17h, e domingo (10/10), às 20h. A partir de terça-feira,(12/10), o programa também ficará disponível no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero discutir o meu estado", disponível nas principais plataformas de streaming.