Roda de Conversa: Pandemia reforça conexões e despertar para empreendedorismo de impacto

A sustentabilidade esteve em destaque na 14ª edição da Roda de Conversa com duas mulheres à frente de empreendimentos de impacto realizada virtualmente nesta quinta (30/09). O bate-papo abordou a trajetória e ações de Rosany Bitencourt, da Sweetly Produtos Artesanais, e de Simone Medeiros, da Eco K Brasil, durante a pandemia. Em comum, elas relataram o despertar para o empreendedorismo ainda mais latente na adversidade e a força do trabalho em rede para atravessar o momento.

A Sweetly Produtos Artesanais produz licores, geleias, doces em compota orgânicos e artesanais. Todos os produtos são provenientes do sítio de Rosany em Minas Gerais. Com o forte das vendas nas feiras locais, em Duque de Caxias, ela conta que o início das medidas restritivas foi um balde de água fria para os negócios. Porém, com o passar do tempo foi possível tirar proveito da situação.

“Foi durante a pandemia que eu finalmente me enxerguei empreendedora. Pude fazer cursos e assistir palestras de temas como marketing digital e ter mais noção de negócio. Acabou se tornando um momento de aprendizagem”, observou.

Após o susto do primeiro momento, Rosany viu a sua clientela aumentar. “Com as pessoas ficando mais em casa, houve um aumento no consumo desse tipo de produto somado a uma preocupação com uma alimentação saudável e uma maior importância para os orgânicos”, salientou.

Já Simone Medeiros destacou as conexões estabelecidas como o fator positivo da pandemia. “Com os contatos estabelecidos, pude dividir os mesmos medos e anseios com outras mulheres empreendedoras e me sentir abraçada. O pequeno geralmente trabalha sozinho, no que chamamos de 'euquipe'. Fazer parte de uma rede me proporcionou também a possibilidade de me movimentar nesse período, aprender novas ferramentas como vender no digital”, contou ela que com a Eco K Brasil produz panos de ceras, uma alternativa ecológica e sustentável para embalar alimentos em substituição ao filme plástico.

As duas empreendedoras vislumbram um futuro ainda mais próspero para os seus negócios. “Quero continuar expandindo o meu empreendimento no ramo comercial, sempre despertando nas pessoas a consciência ambiental”, reforçou Rosany.

Simone projeta 2022 como um ano de crescimento. “A positividade voltou a reinar e estou cheia de planos. Ninguém sai ileso de tudo isso que vivemos. Os olhares estão voltados para as questões sociais e ambientais, é preciso melhorarmos como pessoas para merecermos estar aqui”, finalizou.

A roda de conversa foi mediada pela secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico e coordenadora do Movimento Rio de Impacto, a jornalista Geiza Rocha. O evento faz parte da agenda do Movimento Rio de Impacto e foi proposta pela Asplande, que coordena a incubadora de negócios sociais Impacta Mulher, junto com a Rede Cooperativa de Mulheres Empreendedoras.