Secretária-geral do Fórum da Alerj aborda o papel do Legislativo no setor logístico em evento do Sebrae

A secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado, Geiza Rocha, foi uma das palestrantes, nesta quinta-feira (23/09), no terceiro dia do Encadear Summit, evento coordenado pelo Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ), que reúne pesquisadores e empreendedores para debater durante quatro dias os desafios e tendências da cadeia produtiva fluminense.

Geiza Rocha participou da mesa que discutiu os desafios e tendências do setor logístico para a inserção das micro e pequenas empresas e destacou as possibilidades de contribuição do Poder Legislativo para a sinergia do encadeamento produtivo.

“O papel do Legislativo é basicamente fomentar o desenvolvimento de soluções para corrigir os gargalos do setor produtivo por meio de uma visão sistêmica e de longo prazo. Uma das maneiras de realizar isso é tornar visíveis os debates e estudos estratégicos que são feitos na sociedade civil para tomada de decisão dos deputados”, argumenta.

A secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento ressalta que o Legislativo procura estar em contato permanente com a sociedade civil para absorver as demandas e as reflexões sobre cada tema. A Câmara Setorial de Infraestrutura e Logística, vinculada ao Fórum da Alerj, é a instância de debate mantida pelo Legislativo estadual para dialogar com este setor produtivo.

“O diálogo permanente é muito importante para manter uma visão global do desenvolvimento do estado. O Regime de Recuperação Fiscal está em vigência e é algo que também precisa ser levado em consideração na interlocução com o setor produtivo, mas há um grande trabalho interno no Legislativo de organização e reconhecimento de uma visão sistêmica, que só a internalização de estudos estratégicos produzidos na sociedade civil pode trazer”, aponta Geiza Rocha.

Durante o encontro, Cezar Kirszenblatt, gerente da área de conhecimento e competitividade do Sebrae-RJ apresentou a versão preliminar de um estudo que mapeia as perspectivas para o setor de logística de cargas fluminense e mostrou dados que comprovam a importância de uma visão estratégica que permita o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais com foco na diversificação. De acordo com ele, o Rio de Janeiro arrecada quase R$22 bilhões anualmente com exportações, ainda muito dependentes do setor de óleo e gás. Mais da metade desta receita (54%) é gerada em Angra dos Reis e na capital.

“A manutenção da expansão da indústria extrativa e de exportação presentes no estado já garante o crescimento das regiões sul, centro-sul, norte e noroeste em razão do expressivo número de micro e pequenas empresas que ingressam como fornecedores nas cadeias produtivas de óleo e gás, siderurgia e industrializados de alta especialização, como o automotivo e aeronáutico, mas nosso sonho é ver também outros arranjos produtivos locais exportando”, explica.

Herval Barros de Souza, subsecretário de Logística da Secretaria Estadual de Transportes, reforçou a importância do pequeno e médio empresário para o encadeamento produtivo. "O pequeno e médio empresário pode atender demandas específicas da cadeia produtiva com muita qualidade", avalia.

O desenvolvimento sustentável do setor logístico significa também desenvolvimento humano e criação de empregos. O assessor da presidência do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem Sest/Senat, Sérgio Viana, salientou o esforço da instituição para adaptar suas plataformas de Educação e Saúde para a modalidade on-line durante a pandemia. De acordo com ele, a organização oferece mais de 120 cursos presenciais de aperfeiçoamento profissional, além de outros 200 na modalidade de Ensino à Distância. Além disso, a instituição possui um banco de talentos para agilizar a recolocação profissional dos trabalhadores do setor de transportes.

“Nós fazemos a ligação entre a demanda das empresas e a oferta de trabalho”, explica Viana.

Também participaram do evento: Manuel Oliveira, professor da graduação em Logística do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Rodrigo Abreu, presidente do aeroporto de Cabo Frio e a presidente da Aquarius Log, Geize Dias Nicolau Cardozo.