Câmara de Tecnologia conhecerá trabalho de Núcleo de Referência em Inteligência Artificial do estado

Cada vez mais presente no nosso dia a dia, a Inteligência Artificial é um campo das ciências da computação no qual máquinas realizam tarefas como aprender e raciocinar, assim como a mente humana. Para elaborar e disseminar recomendações que sirvam de base para políticas públicas relacionadas à IA, foi criado o Núcleo de Referência em Inteligência Artificial Ética e Confiável. A iniciativa, que reúne um grupo multidisciplinar de especialistas de diferentes áreas de conhecimento, será apresentada no dia 06 de outubro, das 10h às 12h, durante o encontro virtual da Câmara de Tecnologia. O painel pode ser acompanhado ao vivo no canal do Fórum no YouTube

O Núcleo completou em setembro um ano de existência e conta com a participação de representantes de instituições como Assespro, UFF, UERJ, UFRJ, LNCC, UNIRIO, PUC-RIO, MP-RJ dentre outros.

“O Núcleo de Referência em Inteligência Artificial Ética e Confiável vem debatendo sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações e implicações na sociedade, especialmente no âmbito do estado do Rio de Janeiro. Além disso, o núcleo tem se dedicado a analisar os projetos de leis que estão sendo propostos na Câmara dos Deputados em Brasília e na Alerj com o objetivo de estabelecer regulamentações sobre o uso de IA no Brasil e no Rio de Janeiro”, explicou a pesquisadora no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e idealizadora do Núcleo Mariza Ferro, que coordena a iniciativa junto com Priscila Machado Vieira Lima, docente da UFRJ e cátedra de IA do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ.