RioFilme tem editais abertos até a próxima segunda e R$ 20 milhões previstos para fomento

Até a próxima segunda-feira (27/09), a RioFilme está com inscrições abertas para editais de fomento ao audiovisual. Essa é uma das iniciativas que fazem parte do Plano de Retomada do Setor Audiovisual Carioca, que prevê investimentos no valor de 20 milhões de reais para este ano de 2021. Diversos setores serão contemplados por este recurso como produção, finalização desenvolvimento de projetos para cinema e TV, games e também para a realização de mostras e festivais. No Rio em Foco desta segunda-feira (20/09), o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav) e vice-presidente da Firjan, Leonardo Edde, fala sobre as perspectivas da retomada desse setor, duramente atingido pela pandemia da Covid-19. O programa também conta com a participação do presidente da RioFilme, Eduardo Figueira, que detalha as ações de fomento delineadas a partir dos editais abertos.

Figueira explica que a ideia é, além de investir em novas produções e eventos ligados à indústria do cinema, também destinar recursos a reformas estruturais que aumentem o espaço destinado ao audiovisual no município. "São R$ 20 milhões para produtores que estão sediados há, pelo menos, dois anos na cidade do Rio, além de outras ações como a reforma e ampliação do Polo Rio Cine Vídeo, que vai ganhar mais 5 mil m². Também planejamos a formação de um conselho na Riofilme reunindo notáveis do audiovisual carioca”, destaca o presidente da RioFilme.

Leonardo Edde avalia que o sucateamento do audiovisual na cidade fez com que o Rio perdesse a liderança no setor. Segundo ele, a retomada passa por diversas ações, desde a reforma dos estúdios, até a agilidade na obtenção de permissão para uso das locações.

“O principal elemento para a retomada é a infraestrutura. Não adianta pensar em atrair produções internacionais para a cidade, se não tivermos condições nem para as produções cariocas”, alerta Edde.

Uma das medidas para fomentar o audiovisual carioca é o fortalecimento da “Rio Film Commission”, organização estatal que centralizará a concessão de permissões para as produções na cidade, além de indicar a mão de obra local disponível.

“O principal papel das film commissions é desburocratizar e simplificar o processo de aprovação das filmagens”, explica Leonardo Edde.

Outra ação prevista para o fomento do audiovisual carioca é a criação de um calendário fixo de eventos como forma de estimular a produção cinematográfica, além de impulsionar o turismo local. “A gente tem o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, que já é um evento tradicional ; a gente tem o Anima Mundi. São eventos que precisamos retomar. Também temos outros eventos chegando, como o prêmio da Academia Brasileira de Cinema, que queremos trazer de volta”, enumera Edde.

Ainda de acordo com Edde, a indústria audiovisual pode se tornar um importante vetor de desenvolvimento do Rio. "A gente tem todo tipo de emprego: desde aqueles de menor qualificação, até aqueles com maior sofisticação da mão de obra. A remuneração da indústria audiovisual é , em média, 30% superior a outros setores”.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (25/09), às 17h, e domingo (26/09), às 20h. A partir de terça-feira (21/09), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de streaming.