Faperj quer aproximar pesquisadores de empresas para estimular inovação

Em um momento em que a importância da ciência provou-se na criação de vacinas contra a Covid-19 em menos de um ano, o Rio em Foco da próxima segunda-feira (06/09) recebe o diretor de tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Maurício Guedes, para falar sobre a importância de aproximar os pesquisadores das empresas e as ações que estão sendo desenvolvidas pela Faperj para criar uma cultura de inovação.

Este ano, a instituição fluminense de fomento científico lançou a segunda edição do “Programa Doutor Empreendedor”, que pretende encurtar o caminho entre a ciência e a inovação e estimular e incentivar a interação Universidade-Empresa.

“No Brasil o lugar de pesquisador é na universidade, enquanto no mundo desenvolvido é na empresa. Na China, 62% dos pesquisadores trabalham em empresas, no nosso país apenas 26%. Nós queremos continuar este esforço, em que a Faperj tem papel fundamental de formação de novos pesquisadores e, ao mesmo tempo, mostrar a todos eles que podem trabalhar tanto numa universidade como numa empresa”, ressalta Maurício Guedes.

O Rio possui uma grande concentração de centros de pesquisa e tecnologia em comparação a outros estados. Esta expertise é útil para, por exemplo, rastrear geneticamente a difusão da variante delta da Covid-19. Maurício Guedes explica que é importante articular adequadamente o ambiente da pesquisa científica com a demanda da sociedade por inovação. “Pesquisa genética, pesquisa epidemiológica é ciência. Vacina é inovação. A inovação é o produto final no mercado, mas não existe sem a ciência básica. Esta articulação entre os vários atores que fazem ciência e estimulam a inovação é o papel da Faperj”, pondera o diretor de tecnologia da Fundação.

A inovação possui uma forte pegada geopolítica. Lugares como o Vale do Silício, nos Estados Unidos e Shenzhen, na China, possuem grande parte do seu Produto Interno Bruto (PIB) vinculado à indústria de tecnologia. O diretor de tecnologia da Faperj ressalta que o Rio possui características possíveis de torná-lo também um polo inovador. “O grande desafio é criar esta cultura da inovação no Rio. Nós temos os elementos para isso: investidores, conexões internacionais e visibilidade internacional. Quando fui diretor do parque tecnológico da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), eu tive a oportunidade de atrair uma dúzia de centros de pesquisa de grandes corporações mundiais. Empresas como Ambev, Loreal, G. E., que optaram por instalar seus centros de pesquisa no Rio de Janeiro porque identificaram o estado como um local que reúne condições para a inovação”, destaca Maurício Guedes.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET) com reprises no sábado (11/09), às 17h, e domingo (12/09), às 20h. A partir de terça-feira (07/09), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de streaming.