IBGE lança Coleção de Mapas Municipais em live do Fórum

A Coleção de Mapas Municipais 2020do IBGE foi lançada nesta terça (31/08) durante uma live no YouTube do Fórum da Alerj. Na ocasião, o tecnologista de informações geográficas e estatísticas da Diretoria de Geociências do IBGE, Roberto Tavares, detalhou o resultado do mapeamento do território dos municípios brasileiros, que é o primeiro passo para preparação do Censo Demográfico, que será realizado em 2022. Para acessar os arquivos dos 92 mapas municipais do estado do Rio de Janeiro, clique aqui.

“Os mapas agregam dados cartográficos extraídos dos trabalhos de campo que são acompanhados pelas agências do IBGE. Eles retratam a dinâmica de transformação do território, reafirmando a importância de se manter uma base geográfica permanentemente atualizada que serve as organizações em todos os níveis de governo e ao conjunto da sociedade”, explicou Tavares.

O produto contempla os territórios dos 5.568 municípios brasileiros, além do Distrito Federal e do distrito estadual de Fernando de Noronha e está organizado em pastas correspondentes a unidades estaduais.

“Desde o último Censo Demográfico, em 2010, o território brasileiro passou por grandes transformações decorrentes do processo de ocupação, e também, por alterações de linhas divisórias, o que exigia a atualização do mapeamento municipal”, observou.

A coleção reúne informações como a divisão político-administrativa (municipal e intramunicipal) de 2020; delimitação de Áreas Especiais (terras indígenas, territórios quilombolas e Unidades de Conservação oficialmente delimitados); abrangência das áreas urbanizadas das cidades, vilas e núcleos urbanos; principais localidades e pontos de referência; e informações sobre o sistema viário e hidrografia.

De acordo com o IBGE, os maiores usuários dos Mapas são os agentes públicos municipais, estabelecimentos de ensino e o público em geral, devido a representação dos principais elementos de infraestrutura municipal, suprindo a demanda de acesso a mapas em formato digital de forma simples e prática.

O IBGE faz parte do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado do Rio desde 2012, e no dia 24/09, às 10h, eles realizarão em parceria mais uma edição do Fórum Capacita, para falar sobre o papel dos municípios no Censo 2022.