GT de mobilização da Rio+30 volta a se reunir para conhecer planejamento do evento

O GT de Mobilização da Rio+30, criado pelo Fórum da Alerj em parceria com o governo do estado para trabalhar a agenda de eventos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, se reuniu virtualmente pela segunda vez nesta terça (24/08). O evento celebrará, em 2022, os 30 anos da realização da Rio 92. Durante o encontro, a subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Ana Asti, apresentou as ações já desenhadas para serem debatidas com o grupo visando o engajamento da sociedade civil organizada na construção conjunta do evento. O encontro pode ser assistido na íntegra aqui.

“É hora de agir. Estamos na década da ação da Agenda 2030 e todos têm o seu papel nisso. O Rio de Janeiro é referência quando falamos em desenvolvimento sustentável e a grande provocação que precisamos fazer é como a gente se une para que nos próximos anos a gente tenha resultados positivos concretos em relação aos ODS”, frisou Asti.

Estão previstas até o momento cinco agendas baseadas em critérios que abrangem a promoção do crescimento econômico sustentável, levando também em conta a credibilidade e inovação. A primeira é a fase de mobilização na qual o grupo se encontra atualmente. De acordo com a subsecretária, a segunda agenda tem como foco a Baía de Guanabara. A ideia é ter o local como palco vivo da Conferência.

“A Baía de Guanabara é o coração do nosso Rio de Janeiro e a maior parte da população do estado vive no seu entorno. Então vamos ter uma ação específica para acelerar os projetos de recuperação da Baía, aproveitando os investimentos previstos no marco regulatório do saneamento”, explicou. Entre eles estão a universalização do fornecimento de água e esgoto para cerca de 10 milhões de pessoas em até 12 anos. A previsão é que a concessão dos serviços de água e esgoto gere 24 mil novos empregos diretos e indiretos, além dos 18,7 mil postos de trabalhos já existentes. “Esse é o maior projeto do gênero no Brasil”, destacou Asti.

A outra agenda diz respeito à Conferência Temática, que acontecerá de 5 a 11 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente. “Será um evento híbrido, em que a maior parte das atividades acontecerão de forma on-line e queremos conectar o mundo todo, aproveitando as facilidades das ferramentas digitais que incorporaram na vida das pessoas com a crise sanitária da covid-19 e provocar essa troca com especialistas e líderes de diversos locais”, detalhou. A proposta é fazer 10 painéis virtuais e um grande evento presencial ao dia.

As duas últimas agendas tratam do Fórum da Juventude e da Cúpula dos Povos, que também aconteceram na Rio-92. “Queremos muito promover esses dois eventos, mas precisamos avaliar se teremos pernas para isso dado também a proximidade da Conferência”, avaliou.

Segundo Ana Asti, a intenção não é se limitar a essa agenda e datas, mas que as instituições possam promover eventos sobre o tema do desenvolvimento sustentável ao longo de todo o ano de 2022. Haverá uma curadoria desses eventos, que receberão um selo de chancela da Rio+30. Será criada também uma plataforma digital que reunirá e divulgará essa agenda.

Contribuições

Durante o encontro desta quarta, as instituições que fazem parte do Fórum contribuíram com sugestões para a organização do evento.

A professora da UEZO, Renata Angeli sugeriu a realização de uma mesa na Conferência para reunir academia e institutos de pesquisa com trabalho sobre o desenvolvimento sustentável. "A gente poderia também pensar na criação de uma moeda comemorativa do evento junto à Casa da Moeda caso seja viável”, disse.

Já Sonia Virgínia, diretora de Comunicação da UERJ, levantou a questão da falta de recursos para as ações práticas. "A questão financeira é um grande limitador para o desenvolvimento de projetos. A gente precisaria ter uma linha de financiamento e poderíamos ter um edital temático para projetos ligados à Agenda 2030”, sugeriu.

Na reunião, a secretária-geral do Fórum da Alerj, Geiza Rocha, apresentou também os resultados da pesquisa com 40 instituições que compõem o Fórum e que desejam participar ativamente da construção da Rio+30.

Vinte e nove entidades já organizam eventos voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 20 delas já deram início ao planejamento de algum evento voltado para a temática em 2022. Além disso, 23 participaram da Rio-92 e/ou da Rio+20, sendo que oito estiveram no Fórum da Juventude e/ou Cúpula dos Povos.

O próximo encontro do GT de Mobilização será em setembro.