Rio de Impacto traz detalhes sobre programa de aceleração para negócios socioambientais

O Programa Natureza Empreendedora é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário, em parceria com o Sebrae/RJ, que tem o objetivo de fortalecer os negócios de impacto socioambiental positivos seja sediados e/ou ofereçam produtos e/ou serviços que contribuam para a conservação ambiental da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e seus 17 municípios. A coordenadora do movimento Rio de Impacto e secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do estado do Rio, Geiza Rocha, conversou com as analistas da Fundação Grupo Boticário, Mariana Benzoni, e do Sebrae/RJ, Juliana Oliveira, que contaram como surgiu a criação deste programa e os benefícios que oferecem aos empreendedores de negócios de impacto ambiental da região.

“Em maio deste ano a Fundação lançou o Mapa de Negócios Sustentáveis da Baía de Guanabara para entender o cenário empreendedor e saber como apoiar os negócios de impacto da região. Com base nesse levantamento obtivemos três informações bem importantes para trabalhar junto com o Sebrae/RJ na construção do Programa Natureza Empreendedora. O mapa revelou que mais de 50% desses negócios nunca participaram de um programa de aceleração. Além disso, apenas 22% desses negócios são financeiramente sustentáveis, ou seja, a grande maioria ainda precisa parar em pé sozinho. E 76% ainda estão na fase inicial de maturidade”, revela Mariana.

“O Sebrae/RJ já trabalha com o apoio aos negócios de impacto há 9 anos disseminando o tema, falando sobre o que são negócios de impacto, apoiando a gestão e o fortalecimento do nível de amadurecimento do negócio. E foi com esse nosso olhar que nos unimos a Fundação. O objetivo desse programa é fortalecer os negócios de impacto ambiental que estão sediados nesses 17 municípios que compõe a bacia hidrografia da baia de Guanabara”, conta Juliana.

Podem participar microempresas, empresas de pequeno porte e startups sediadas no estado do Rio de Janeiro e com geração de impacto socioambiental positivo na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, que abrange os municípios de Niterói, São Gonçalo, ltaboraí, Tanguá, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti e Nilópolis e parcialmente os municípios de Maricá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Petrópolis, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro.

Os negócios inscritos no programa devem se enquadrar em ao menos um dos seguintes setores: turismo sustentável; pesca, aquicultura e maricultura sustentáveis; agricultura, pecuária e manejo florestal sustentáveis; produtos e serviços sustentáveis; saneamento.

Serão selecionados 15 negócios considerando os seguintes critérios: impacto positivo em conservação da natureza; envolvimento de comunidades locais; uso de controle gerenciais; potencial de crescimento; e geração de receita pelos negócios.

O programa de aceleração 100% gratuito será realizado durante 3 meses (setembro a dezembro de 2021), com carga horária total de 33 horas, divididas em workshops, consultorias especializadas e mentorias, todas on-line, promovidas pelo SebraeRJ.

Ao final, os três negócios mais bem avaliados serão premiados pela Fundação Grupo Boticário, com R$ 10 mil para o primeiro lugar e R$ 5 mil para o segundo e terceiro colocados. O apoio financeiro que deve ser obrigatoriamente destinado aos seus negócios, visando estimular e ampliar o impacto positivo na conservação da região hidrográfica da Baía de Guanabara.

“Para realizar a inscrição não é necessário ter CNPJ, mas para concorrer à premiação sim! Então o Sebrae/RJ vai estar junto e pegar na mão do empreendedor para que ele possa realizar essa formalização e concorrer a essa premiação em dinheiro”, alerta Juliana.

As inscrições estão abertas até o dia 29 de agosto. O regulamento completo e o formulário de inscrição estão disponíveis clicando aqui