Iniciativas em prol da Baía de Guanabara são apresentadas em reunião do Fórum

Os membros da Câmara de Desenvolvimento Sustentável puderam conhecer em primeira mão nesta quarta (18/08) a iniciativa Movimento Viva Água da Baía de Guanabara, da Fundação Boticário, durante uma reunião virtual. O projeto, que tem como intuito trabalhar a segurança hídrica e resiliência da região, será lançado oficialmente em outubro e foi detalhado pelo biólogo e analista de soluções baseadas na natureza da Fundação Grupo Boticário, Thiago Valente.

A Região Hidrográfica da Baía de Guanabara abrange a maior parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ela reúne aproximadamente 12 milhões de habitantes, sendo a segunda maior do Brasil e é integrada pelos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti e Nilópolis e parcialmente Maricá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu, Petrópolis, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro.

“O movimento Viva Água Baía de Guanabara busca conectar e integrar esforços em prol da segurança hídrica da região que abastece cerca de 2,5 milhões de pessoas, além da adaptação e resiliência costeiro-marinha da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e seus 17 municípios, por meio de Soluções baseadas na Natureza (SBN). Vamos cocriar estratégias e construir uma governança para preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento econômico do entorno”, explicou Valente.

Na ocasião, ele também apresentou os resultados do 1º Mapa de Negócios Sustentáveis da Baía de Guanabara, criado para conhecer quem são os empreendedores da região e compreender em maior profundidade o grau de maturidade e necessidades para o fortalecimento de um ecossistema de negócios de impacto ambiental positivo na região.

O mapeamento teve 69 negócios inscritos, quase metade do setor de produtos e serviços sustentáveis e 18,3% ligados ao turismo sustentável. Quatro a cada dez negócios possuem mais de 5 anos de existência sendo que 71% deles têm mais de 2 anos de atuação. A maioria dos negócios mapeados está na cidade do Rio de Janeiro, fato que corrobora com a dificuldade encontrada de chegar nas cidades menores e em zonas rurais.

Edital

O Grupo Boticário, em parceria com o Sebrae-RJ, lançou também um edital para aceleração de negócios de impacto socioambiental positivos e com benefícios ao meio ambiente e à sociedade na Baía de Guanabara.

O Programa Natureza Empreendedora é on-line, 100% gratuito e irá selecionar 15 empreendimentos que receberão consultorias específicas e mentorias, além de participarem de workshops. Ao final, os três negócios mais bem avaliados serão premiados.

As inscrições estão abertas até o dia 29 de agosto e podem ser feitas clicando aqui