Recuperação de atividade econômica marca ações do Fórum no primeiro semestre de 2021

As perspectivas e desafios da retomada econômica do estado estiveram no foco do trabalho do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico no primeiro semestre de 2021. Os destaques podem ser conferidos na nova síntese para tomadores de decisão que o Fórum acaba de lançar com o balanço deste período. Foram realizadas 26 reuniões de câmaras setoriais e grupos de trabalho, além de 12 eventos virtuais, junto às 63 instituições que fazem parte do Fórum. Temas como o turismo rural, educação e sustentabilidade, dentro dos três pilares (ambiental, social e econômico), foram discutidos de forma articulada entre especialistas, academia, sociedade civil organizada e o legislativo estadual visando à superação da crise sanitária da Covid-19.

O documento reúne discussões como o pioneirismo de estado na aprovação da lei do 5G (Lei 9.151/20) para estimular os municípios fluminenses a terem suas leis de uso do solo adaptadas para receberem as antenas de 5ª geração; a divulgação e sensibilização dos contribuintes sobre a possibilidade de destinar parte do imposto de renda devido aos fundos sociais municipais, resultando numa arrecadação recorde, além das oportunidades aos consumidores trazidas pelo painel sobre energia distribuída.

Debates como a produção de uvas viníferas em solo fluminense, o Plano Estratégico Ferroviário, os desafios do ensino on-line pós-pandemia, a criação da Câmara de Reciclagem, os encontros da Rede Legislativo Sustentável para disseminar a pauta nos órgãos públicos e a criação do GT de mobilização para a Rio+30, evento de comemoração dos 30 anos da realização da Eco 92, fazem parte da síntese.

Ainda no primeiro semestre deste ano o programa Rio em Foco, produzido pelo Fórum e transmitido pela TV Alerj (Canal 12 da Net/Claro), veiculou 24 programas inéditos e abordou assuntos como o turismo rural e um estudo sobre liderança feminina em empreendimentos de inovação.

A publicação também traz uma página inteira dedicada ao trabalho desenvolvido pelo Movimento Rio de Impacto, que organizou nove eventos on-line e divulgou diversas oportunidades para empreendedores desse novo modelo de negócios com quatro lives no Instagram.

Para acessar, clique aqui.