Governo vai criar comissão executiva para planejar e desenvolver economia do mar

Responsável por quase 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a chamada “economia do mar” encontra no Rio de Janeiro, estado com 636 quilômetros de região costeira, uma importante plataforma de expansão e desenvolvimento. O Cluster Tecnológico Naval do Estado do Rio de Janeiro, conglomerado de empresas voltadas para o arranjo produtivo marítimo, estima que serão gerados 8 mil empregos diretos e indiretos a cada R$1,5 bilhão investido no setor. No segundo semestre deste ano, o governo do estado começou a articular a criação de uma autoridade marítima fluminense para reforçar a governança do setor. O Rio em Foco desta segunda-feira (16/08) conversa com o presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), Almirante Edésio Teixeira, que analisa o plano de ação do cluster para os próximos anos envolvendo desde a construção de navios de alta tecnologia até o fomento do turismo e da pesca artesanal.

A Secretaria estadual de Desenvolvimento vai criar uma comissão estadual para o desenvolvimento da economia do mar. A ideia é criar um espaço de coordenação entre a iniciativa privada, o governo federal, o estado e os municípios para melhorar o ambiente de negócios voltados a esta cadeia produtiva. “Esta estrutura administrativa vai criar um ambiente integrado de condução da economia do mar. Funcionará como uma superintendência que fará a coordenação entre as diversas áreas envolvidas nesta cadeia produtiva”, informa Edésio Teixeira.

Presidente da Comissão Especial da Indústria Naval na Alerj, a deputada Célia Jordão destaca o grande potencial de geração de riqueza que o arranjo produtivo marítimo proporciona. Recentemente, a comissão realizou audiência pública com as agências certificadoras para assegurar o cumprimento das metas de conteúdo produzido localmente durante o desenvolvimento e a expansão do setor de óleo e gás na costa fluminense. “O mar é uma das grandes riquezas do estado do Rio. É a nossa Amazônia Azul. O poder público é importante para estruturar a governança deste arranjo produtivo que tem um grande potencial de alavancar nossa economia”, explica a deputada Célia Jordão.

Cluster é uma espécie de polo industrial e tecnológico em que as empresas não só competem, mas cooperam entre si para ganhar escala no mercado, gerar tecnologia e inovação. A convergência da cadeia de valor não está ancorada apenas em grandes empresas, permite também a instalação de médios e pequenos empreendimentos que podem prestar serviços ligados à atividade econômica desenvolvida. O Almirante Edésio Teixeira destaca que o Rio de Janeiro é um local ideal para o desenvolvimento da cadeia produtiva ligada ao mar. “Se nós observarmos as condições geopolíticas, geoestratégicas e geoeconômicas do Brasil e particularmente do Rio de Janeiro, nós identificamos um conjunto enorme de vantagens comparativas e competitivas que permitem que o estado fluminense seja um dos polos mundiais da economia do mar, integrando-se numa cadeia de valor global” , afirma Teixeira.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (17/08), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de streaming. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (21/08), às 17h, e domingo (22/08), às 20h.