Fórum da Alerj prepara painel que vai mostrar como acessar banco de dados do IBGE

O Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Rio vai realizar na segunda quinzena de setembro um painel para mostrar o potencial e as possibilidades de uso da plataforma interativa de visualização de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conhecida como Sidra, que permite consultar on-line boa parte dos dados levantados pelo instituto em seus estudos e pesquisas. Esta nova edição do Fórum Capacita também será uma Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo, coordenada em parceria com o IBGE, para apresentar aos prefeitos e vereadores as próximas etapas da realização do novo censo demográfico, previsto para o ano que vem.

"O painel vai trazer os analistas do IBGE para apresentar o tipo de levantamento e pesquisa que o IBGE faz nos municípios para criar um ambiente de conexão que é necessário. Além disso, também abordaremos os tipos de informação que são levantadas pelo instituto, como elas podem ser acessadas e como podem servir para subsidiar políticas públicas e projetos de lei”, informa a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento da Alerj, Geiza Rocha.

O Sidra permite consultar informações de todos os indicadores econômicos conjunturais (como os de trabalho e rendimento, inflação, indústria, comércio, serviços, agropecuária e o PIB) e suas séries históricas. Também dá acesso aos resultados de quase todas as pesquisas estruturais do IBGE, inclusive o Censo Demográfico, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e as pesquisas econômicas anuais.

A palestra será a quinta edição do projeto Fórum Capacita, que visa a aproveitar a expertise das 63 instituições que integram o Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio para gerar oportunidades de aperfeiçoamento para os agentes públicos em geral, seja do Legislativo ou de outras esferas de Poder.

Novo concurso para recenseador será divulgado no evento

Durante o evento, o IBGE também dará informações sobre o novo processo seletivo para recenseador com remuneração que costuma variar entre R$ 1.100 e R$ 2.100. "Nós mostraremos o cronograma com a previsão de abertura do edital para o concurso que deve ser realizado em breve”, revela a coordenadora de Treinamento do Censo e assessora do gabinete da Unidade Estadual do IBGE no Rio de Janeiro, Bernadete Sanches.