Fórum vai debater a reconfiguração do ensino profissionalizante na pandemia

A Câmara Setorial de Formação Profissional vai realizar em setembro um encontro para debater as práticas e soluções de educação on-line focadas no ensino profissionalizante que estão sendo adotadas durante a pandemia do novo coronavírus. Um dos objetivos do evento, sugerido na reunião no grupo realizada na quarta-feira (04/08), é aproximar profissionais da Educação que atuam no Ensino Fundamental e Médio convencional e técnico para que conheçam as experiências adotadas nos cursos profissionalizantes.

"Esta interlocução é importante para o campo da Educação. Sobretudo a aproximação entre a Educação e os processos de formação para o trabalho para as juventudes que o Sistema S representa”, destacou a professora Andreia Fernandes, professora do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica da mesma instituição.

O professor Heitor Mendes, do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), avaliou que o debate é oportuno para o momento porque, segundo ele, existe grande espaço nas empresas para profissionais de formação técnica. "Eu vejo uma demanda gigantesca por técnicos de nível médio nas indústrias. É um profissional que pode levar a modernização tecnológica às empresas numa perspectiva de ‘chão de fábrica’“, detalha.

Uma iniciativa de destaque em formação profissionalizante é o Programa ViraVida: Jovens do Futuro, implantado em uma parceria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RJ) e o Serviço Social da Indústria (Sesi-RJ), que usa a internet para levar ensino profissionalizante para 200 jovens em todo o estado do Rio. A iniciativa é pauta do Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (08/08) e conversa com o coordenador do ViraVida, Celso de Souza Cunha.