Hub de desenvolvimento por gás natural da Baixada Fluminense será apresentado no Fórum

O projeto conceitual para a criação de um hub de desenvolvimento por gás natural da Baixada Fluminense será apresentado durante um painel virtual na próxima sexta-feira, dia 06 de agosto, às 10h. Durante o encontro, organizado pelo Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, a proposta será detalhada pelo diretor da Alerj, o engenheiro Wagner Victer, e terá a mediação do deputado e presidente da Comissão de Tributação da Casa, Luiz Paulo Corrêa da Rocha. O encontro será transmitido ao vivo pelos canais do YouTube da TV Alerj e do Fórum

Segundo Victer, o projeto se deriva a partir de um gasoduto marítimo chamado de rota 4b, oriundo do Campo de Bacalhau, na divisa RJ/São Paulo, entrando no continente por Itaguaí na Baixada Fluminense, e define a oportunidade para o incremento da oferta de pelo menos 20 milhões de metros cúbicos diários, associado ao Porto de Itaguaí (Baía de Sepetiba) e ao Arco Rodoviário Metropolitano.

Participarão do debate o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Farah; a ex-presidente a ANP e membro da Assessoria Fiscal da Alerj, Magda Chambriand; a presidente da Naturgy Kátia Repsold; o presidente da Agernesa, Rafael Augusto Penna Franca. Também foram convidados representantes de empresas de petróleo e Federações Industriais e Comerciais do Estado do Rio de Janeiro.

“Esse é o projeto mais importante da década e 2020 para o estado do Rio de Janeiro. Ele pode projeto alavancar o desenvolvimento econômico de toda a Baixada Fluminense, permitindo a construção de diversos empreendimentos, inclusive com reflexos positivos na questão do meio ambiente da região. No momento em que se discute a construção dessa nova rota 4b para Itaguaí, em oposição a outros locais da região Sudeste, é fundamental o entendimento das vantagens incomparáveis que a Baixada Fluminense tem e sua importância e a necessidade para o Rio de Janeiro e para uma das regiões com maior concentração populacional e elevado nível de desemprego do estado”, explicou Victer.

Estão sendo convidados para o encontro os prefeitos da Baixada Fluminense, representantes da bancada federal e estadual, ANP, EPE, Cia das Docas (Porto de Sepetiba) e das empresas do entorno.

Serviço
Apresentação  hub de desenvolvimento por gás natural da Baixada Fluminense
Dia:
06 de agosto
Horário: 10h
Confirmação de presença: www.bit.lyHubDesenvGas