Startups podem propor soluções para o Metrô Rio em edital de inovação da Firjan

O edital de Inovação para Indústria está com inscrições abertas. Até 13/08, startups podem propor soluções para os desafios do Metrô Rio. A parceria entre a concessionária e a Firjan SENAI pode oferecer subsídio de até um milhão de reais para o desenvolvimento dos projetos. As empresas interessadas devem acessar a Plataforma de Inovação para a Indústria.

A seleção procura startups com competência técnica em tecnologias digitais e desenvolvimento de softwares, principalmente nas áreas de interface sistêmica, realidade aumentada e virtual, inteligência artificial, big data e machine learning. Será escolhida a empresa que trouxer resposta ao desafio “Mobilidade da manutenção – Interface mobile para SAP PM”, um software de gerenciamento de manutenção usado pelo Metrô Rio.

De acordo com o gerente de TI da concessionária, Apolo Moura Araújo, essa é uma problemática importante para o funcionamento do meio de transporte. “Não é só colocar um tablet ou um smartphone na mão do técnico. Em túneis, áreas de bombas, subestações de energia e debaixo de trem, além da ausência de conectividade, manusear um objeto de tecnologia pode trazer dificuldade operacional”, contou Araújo. Segundo o gerente de Manutenção de Material Rodante da empresa, Glauco Bernardo, hoje colaboradores precisam de apoio do administrativo para imprimir as ordens de serviço e inserir no sistema as ações realizadas.

O processo seletivo será dividido em duas etapas, e até cinco projetos poderão ser escolhidos. Já o resultado final será divulgado em 22/09, na Plataforma de Inovação para a Indústria. Acesse a íntegra do edital aqui.

Para o diretor-executivo da Firjan SENAI SESI, Alexandre dos Reis, a iniciativa é de extrema importância, principalmente neste momento de crise no transporte público, por conta da pandemia. “Nossa equipe dos Institutos SENAI de Inovação (ISIs) conseguirá achar bons projetos para que o Metrô Rio possa escolher os melhores. Queremos ser reconhecidos como um parceiro estratégico”, contou em evento virtual.