Programa de Apoio à Inserção de Pesquisadores em Empresas da Faperj é tema de live no Instagram

Para estimular a cultura de inovação nas empresas fluminenses, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) lançou recentemente uma nova edição do seu Programa de Apoio à Inserção de Pesquisadores em Empresas. O edital 2021 vai contemplar até 120 pesquisadores com recursos da ordem de R$ 6,7 milhões. O programa foi tema de um bate-papo nesta terça (13/07) com o assessor da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Faperj, Guilherme Santos, no Instagram do Rio de Impacto.

Segundo Santos, os proponentes serão as empresas que precisarão apresentar um projeto de inovação contendo a solução a ser desenvolvido, o estágio atual de desenvolvimento tecnológico, o grau de inovação, o potencial de mercado e o impacto socioeconômico e/ou ambiental.

“Serão até três bolsistas por empresa que precisam já ter concluído ao menos o mestrado. Depois de ter o projeto aprovado com o perfil dos bolsistas, as empresas terão até 30 dias para indicar os candidatos às bolsas”, explicou.

Um dos objetivos do programa é incrementar a o sistema de inovação do estado, visando o crescimento econômico, por meio do desenvolvimento de produtos, processos e/ou serviços, além de evitar a fuga de cérebros para outros locais.

“A bolsa não para executar atividades rotineiras, mas voltada a executar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I). A dica que eu dou é que, nesse caso, o plano de trabalho é tão importante quanto o projeto. O bolsista também não poderá ter nenhum vínculo com a empresa proponente, não pode já ser funcionário ou acionista, por exemplo, precisa ser alguém de fora”, frisou.

O prazo para submissão de propostas vai até o dia 20 de agosto, e deve ser feito exclusivamente pelo SisFaperj, no endereço: https://sisfaperj.faperj.br/sisfaperj/

O edital completo pode ser acessado clicando aqui