Porto do Açu pode transformar o Rio numa das maiores plataformas logísticas do país

Desde sua fundação a cidade do Rio de Janeiro, cercada pelo oceano Atlântico, foi ponto estratégico para o escoamento da maior parte da produção econômica do país. Agora esta vocação pode ser potencializada pelo desenvolvimento da plataforma logística do Porto do Açu. O complexo pode se tornar o maior terminal exportador de grãos do país, além de escoar parte importante da produção de minério de ferro e petróleo. Para discutir o potencial do Porto do Açu e seu impacto na economia fluminense, o Rio em Foco desta segunda-feira (19/07) recebe o diretor de logística do Porto do Açu, João Braz.

O Porto do Açu é um complexo logístico em funcionamento desde 2014 e desenvolvido atualmente pela Prumo Logística. Foram investidos cerca de R$ 18 bilhões para tornar o complexo localizado no município de São João da Barra (Norte Fluminense) uma plataforma multimodal, que já é o terceiro maior porto nacional em movimentação de cargas, mas os planos para o futuro são ainda mais ambiciosos: "nós planejamos, para os próximos anos, um investimento de mais R$ 20 bilhões. Vamos mais do que dobrar o que já foi investido. Nós já temos 10 terminais de uso privado, o equivalente a um terço de todos os terminais desta categoria no estado”, descreve Braz.

Em 2020, o Porto do Açu colocou o Rio de Janeiro no mapa do mercado nacional de fertilizantes, insumo fundamental para o agronegócio. O Rio era o único estado costeiro do país,que ainda não realizava este tipo de movimentação em navios. A intenção é além de aumentar a capacidade de estocagem, começar a produzir parte da demanda por fertilizantes dentro das instalações do Porto do Açu. “A gente tem uma estratégia já definida para a indústria de fertilizantes, já vinculada à nossa estratégia para o agronegócio. Nós construímos no ano passado um armazém específico para fertilizantes no nosso terminal multicarga. Já fizemos as primeiras importações no ano passado, e este ano temos a intenção de nos consolidar neste mercado com a construção de mais dois armazéns, além da instalação de uma misturadora dentro do porto e pretendemos viabilizar a produção de amônia”, revela o diretor de logística do complexo portuário.

Um trecho da Ferrovia Rio/Vitória (EF-118), que no total terá 550 quilômetros e passará por 25 municípios, deve possibilitar a ligação entre o Porto do Açu e o Porto de Ubu (no Espírito Santo). Este corredor torna o Rio de Janeiro a opção mais barata para o escoamento de parte importante da produção de grãos e de minério de ferro do país. A expectativa da direção do Porto do Açu é atrair “commodities“ do noroeste mineiro, que hoje vão para o porto de Paranaguá (no Paraná). “A ligação da EF-118 com o Porto do Açu vai ajudar a desafogar a malha ferroviária do Brasil todo, além de toda aquela área do noroeste mineiro que não consegue hoje exportar seus produtos por ramal ferroviário e vão ter essa possibilidade, elevando sua competitividade no cenário internacional", explica João Braz.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (20/07), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de streaming. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (24/07), às 17h, e domingo (25/07), às 20h