Empreendedoras transformam desafios da pandemia em oportunidades de vendas on-line

A edição de junho da Roda de Conversa sobre os desafios da pandemia com empreendedores de impacto apresentou, nesta quarta (29/06), dois negócios liderados por mulheres negras que utilizam a moda como ferramenta de empoderamento. Em comum elas relataram que, apesar do impacto inicial, a crise da Covid-19 transformou-se em oportunidade de expandir seus empreendimentos para o mundo virtual, abrindo novos canais de venda e atingindo também novos consumidores.

De acordo com Cintia Pereira, idealizadora do Tendência Black, que traz estampas com escritos de poder para o povo preto, a pandemia fortaleceu as redes de apoio e foi um momento de reinvenção. “Essa troca com a rede foi essencial para conhecer outras histórias, saber que não estávamos sozinhos, e pensar em como trabalhar em conjunto, com uma nova visão de futuro”, explicou. Para ela, que participava apenas de feiras presenciais, viu o negócio crescer com o comércio online.

“Foi assustador saber que as feiras não mais aconteceriam por conta das medidas restritivas já que 80% da capacidade financeira do Tendência Black vinha dessa forma de venda. Porém, as redes sociais não me deixariam falir e ainda me possibilitaram aumentar a carteira de clientes e criar um novo formato de feira online”, contou.

Para a empreendedora Rosilene Macedo, da Piabas Moda, confecção de roupas de moda praia em tecido afro, o momento de pandemia também foi de capacitação. “Aproveitei o momento para estudar mais o meu negócio e trabalhar a minha visão empresarial, já que a minha empresa se resumia a uma pessoa só. Consegui estruturar melhor o meu empreendimento e estou construindo uma nova mão de obra para me ajudar a expandir ainda mais”, detalhou.

Tanto Rosilene quanto Cintia trabalham agora na construção de um site próprio para as marcas e vislumbram um futuro melhor para seus negócios no pós-pandemia. “A pandemia me fortaleceu porque agora eu sei vender no presencial e também no online”, afirmou Cintia. Já Rosilene destacou a visibilidade das redes. “Consegui ultrapassar as fronteiras e agora consigo vender também para outros estados, abrindo novas portas. Essa é a realização de um sonho de oferecer a moda com o conceito de cultura e ancestralidade para diversos lugares”, finalizou.

A Roda de Conversa é um encontro mensal, que faz parte da agenda do Movimento Rio de Impacto, e foi proposta pela Asplande, que coordena a incubadora de negócios sociais Impacta Mulher, junto com a Rede Cooperativa de Mulheres Empreendedoras.